Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Novo Horizonte confirma casos de covid e Bahia tem registro de infecção em todos os 417 municípios

O município teve dois casos da covid-19 confirmados | FOTO: Montagem do JC/Correio |

Todos os 417 municípios do estado da Bahia registram, agora, pacientes com covid-19, conforme o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab-BA), na última terça-feira (22). O avanço total da doença no estado ocorreu seis meses e 16 dias após o primeiro caso do novo coronavírus ser registrado em Feira de Santana. Até a segunda-feira (21), o boletim da Sesab tinha o registro da covid-19 em 416 municípios. Só a cidade de Novo Horizonte, que fica na região da Chapada Diamantina, não tinha casos da doença.

Nesta terça, no entanto, foi divulgado que o município tem dois casos da covid-19 confirmados. Os pacientes são uma mulher de 36 anos e um garoto de 11, mãe e filho, que estão assintomáticos. Além dos dois, a família é composta por mais duas pessoas: o marido e um outro filho da mulher, que testou positivo. Conforme Aílton Alexandre, secretário da Saúde da cidade, a família é natural de Novo Horizonte, mas morava em São Paulo. Eles resolveram voltar para Bahia após perderem os empregos no sudeste. Dias antes do retorno, no entanto, o homem teve a confirmação para a Covid-19 ainda em São Paulo.

“A família teve sintomas lá em São Paulo. O homem foi para um posto por causa dos sintomas. Primeiro, ele fez o teste rápido. Mas, então, pediram para fazer o PCR. Ele realizou. Como ele estava seguro que o teste, o primeiro, deu negativo, ele mandou todas as coisas que estavam com ele para a casa dele, no povoado de Novo Horizonte. Apesar disso, já quando eles estavam para vir, o resultado do homem deu positivo. A orientação que ele recebeu, na época, foi que, caso viajasse, avisasse sobre o resultado para a secretaria local. Como ele não tinha mais nada lá, já tinha mandado tudo, ele veio”, contou o secretário.

Ainda de acordo com Aílton Alexandre, o homem comunicou sobre o teste positivo assim que chegou, no dia 31 de agosto. “Ele acionou o serviço de saúde e passou todos os detalhes. Ele estava assintomático. Ele cumpriu 17 dias de isolamento. No 17ª dia fizemos o teste rápido de toda a família. E todos deram negativo. Além do rápido, fizemos o PCR, e eles continuaram em isolamento. Todos assintomáticos e sem febre. Hoje, eles já têm 23 dias de isolamento”, disse o secretário.

No entanto, ainda segundo o secretário, o resultado dos testes do tipo RT-PCR (que coleta material genético das mucosas do nariz e boca), que foram feitos em toda a família, saiu na segunda. O homem, que veio de SP com a doença, teve o resultado negativo para a Covid-19, mas a esposa dele e o filho mais novo testaram positivo. Conforme Márcia São Pedro, diretora estadual da Vigilância Epidemiológica, o avanço da doença no estado já era esperado, por causa do fluxo e deslocamentos feitos pelas pessoas.

“Era esperado, sim, que acontecesse nos 417 municípios. Estamos em uma pandemia, temos uma circulação grande de pessoas. Precisamos lembrar que no momento em que houve o fechamento do comércio muitas pessoas ficaram desempregadas, e precisam retornar para o interior. Outras pessoas que foram diagnosticadas precisaram fazer o isolamento. Mas o isolamento não foi feito na capital. Muitas pessoas se deslocaram para o interior para ficar com as famílias. Com isso, a gente aumenta a transmissão e fluxo”, disse Márcia.

Novo Horizonte
Com aproximadamente 12.500 habitantes, Novo Horizonte fica na região da Chapada Diamantina e está distante cerca de 560 km de Salvador. Segundo Ângelo Loula, do Portal Geocovid-19, os registros de Covid na cidade se enquadram em casos de transmissão importada. “Eles estão ainda no estágio de transmissão importada. Ou seja, não são pessoas que se contaminaram dentro da cidade. Elas se contaminaram em um outro local e trouxeram para dentro da cidade. As pessoas ainda têm chances de se prevenir”, disse.

Mesmo assim, Ângelo Loula alerta que a população deve continuar tomando todos os cuidados. “Continuar usando máscara, continuar prevenindo. Evitar aglomerações, todas essas condições que podem voltar a ter algum tipo de rebote, ou novo crescimento de casa na Bahia. Estamos fazendo o dever de casa, mas ainda não podemos relaxar de forma nenhuma”, completou.

O município não tem uma estrutura de saúde adequada para atendimento de pacientes com o novo coronavírus, apenas algumas unidades básicas de saúde. O hospital mais próximo fica distante 25 km e não tem estrutura preparada para atender pessoas com a Covid-19. O hospital de suporte para quer contrair a doença, mais perto de Novo Horizonte, fica há 100 km de distância, na cidade de Seabra. A matéria foi extraída do G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas