Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Segunda edição da ‘Flich’ de Seabra vai acontecer virtualmente entre os dias 29 e 31 de outubro

Antônio Carlos Secchin, Cidinha da Silva e Antônio Torres são presenças confirmadas | FOTO: Montagem do JC |

A segunda edição da Festa Literária Internacional da Chapada Diamantina (Flich) acontecerá em formato virtual entre os dias 29 e 31 de outubro, e será veiculada através do canal ‘TV Uneb Seabra’, no YouTube, além de outras plataformas digitais. Toda a programação é gratuita e vai promover a discussão sobre literatura e suas possíveis interlocuções nos dias atuais.

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campus XXIII, em Seabra, reforça sua preocupação com a celebração e difusão da literatura, com a circulação de saberes e as trocas culturais, mesmo em tempos de pandemia. Já estão confirmadas as participações de escritores como Antônio Torres, Antônio Carlos Secchin, Cidinha da Silva, Miriam Alves, Ailton Krenak, João Paulo Tukano, Itamar Vieira Júnior, Kátia Borges, Rita Queirós e Natália Borges Polesso.

Há uma expressiva presença de escritoras negras, além de pensadores indígenas, o que remete às matrizes culturais de formação da Chapada Diamantina. As mesas de discussão estão organizadas em eixos temáticos (tais como Literatura e História, Identidades etc.). Cada uma delas receberá convidados para debater o tema proposto.

O público poderá assistir à conversa e participar das discussões através do espaço de comentários do YouTube, mandando perguntas e colocações. Esta edição da ‘Flich’ homenageia três grandes personalidades brasileiras: os escritores João Cabral de Melo Neto e Clarice Lispector, que completariam 100 anos em 2020, e o educador baiano Anísio Teixeira, que faria 120 anos.

Os escritores João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector e Anísio Teixeira serão homenageados | FOTO: Montagem do JC |

“Os homenageados desta edição da festa constituem-se como grandes pilares e inspirações para pensar o lugar da literatura e da educação, sobretudo, nesse cenário contemporâneo de tempos tão difíceis e dolorosos”, afirma Renata Nascimento, uma das coordenadoras da ‘Flich’ e atual diretora do Campus da Uneb em Seabra. Além das mesas de conversas, serão oferecidos oficinas, minicursos, momentos culturais e lançamentos de livros. Haverá ainda a ‘Flichinha’, com programação dedicada a crianças e jovens.

Durante a festa haverá também o lançamento do edital para o segundo Concurso Literário Urbano Duarte, que premiará textos nas modalidades de poesia e minicontos produzidos por jovens estudantes do território da Chapada Diamantina. A programação completa será divulgada em breve nas redes sociais da ‘Flich’: Facebook: facebook.com/iiflich e Instagram: @iiflich

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas