Ícone do site Jornal da Chapada

#Salvador: Prefeito ACM Neto diz que é “impossível” circulação de 100% dos ônibus na capital

O prefeito da capital baiana, ACM Neto | FOTO: Divulgação |

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), afirmou que é “impossível” cumprir a recomendação do Ministério Público (MP-BA) para retomar o funcionamento de 100% da frota de ônibus. O discurso foi dado em entrevista coletiva, na manhã desta quinta-feira (24/9). Na ocasião, o democrata ressaltou que a conta é “impagável” e realizar tal ação deixaria outras áreas desassistidas. “Não tem milagre”.

“Tenho maior respeito ao Ministério Público, [uma] relação harmoniosa. O MP acompanhou cada passo que demos desde 2014 com a concessão do transporte público de Salvador. Os acordos e TACs nesse período, tudo isso contou com o apoio do MP. Nós iniciamos 2020 com a melhor condição e perspectiva desde 2017. Era a melhor. Continuidade da mudança de frota, aí vem a pandemia. Ninguém inventou a pandemia. Ela mudou tudo”, disse.

“Nós tínhamos uma realidade e da noite para dia, perdemos 72% do número de passageiros, 72% do rendimento do transporte. Durante todo momento, a Prefeitura ofertou veículos. O que deseja o MP? Para 55% de passageiros, ofertemos 100% da frota. Era o ideal, sem dúvida. Meu desejo era ter todos os ônibus rodando na cidade. Isso é possível? Não. Nem em Salvador, nem em qualquer cidade do Brasil. Aqui, já temos 80% e quem paga a conta?”.

Em seguida, o prefeito acrescentou: “às vezes, o Ministério Público não se preocupa em que paga a conta. Eu, prefeito, que tenho que fazer conta. Às vezes certos promotores, não estou tecendo nenhuma crítica a ninguém, olha na ótica do ideal e não no que é possível. Então, assegurar 100% da frota rodando é impossível. Não venho para cá fazer ‘cheiro mole’, as pessoas me conhecem, não vou jogar para torcida. Gostaria muito de ter 100% dos ônibus, mas o dinheiro da Prefitura colocar nisso, não tem como”.

Retomada
Para o MP-BA, com a retomada das atividades econômicas em Salvador, é preciso que a oferta de ônibus seja maior para evitar aglomerações. Os promotores de Justiça Adriano Assis e Rita Tourinho, autores da recomendação, complementaram ainda que, diante da ativação gradual da terceira fase de retomada econômica no município, com a publicação do Decreto nº 32.769 (que autorizou o funcionamento e definiu o protocolo para as atividades dos clubes sociais, recreativos e esportivos), “tornou-se imprescindível a readequação da frota de ônibus”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas