Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Sementes “misteriosas” são alvo de investigação após denúncias de pessoas que receberam o produto

Na Bahia, até o momento, nenhum caso foi notificado | FOTO: Reprodução/Blitz Conquista |

Nesta semana, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) emitiu um alerta para que a população baiana fique atenta ao recebimento de sementes não identificadas pelo correio. Os produtos estão com selos da China, o governo chinês nega qualquer envio, e até o momento não foi possível confirmar a procedência dos envelopes. O Ministério da Agricultura está acompanhando as investigações após a denúncia de quatro recebimentos registrados em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul. Na Bahia, até o momento, nenhum caso foi notificado.

A Adab recomenda que a população não utilize as sementes caso elas cheguem pelo correio sem solicitação, e ressalta que em caso de recebimento desse produto, o morador deve jogar no lixo. As sementes devem ser encaminhadas imediatamente à ADAB ou à superintendência do Ministério da Agricultura no estado, onde passarão por perícia. Para entrar em contato com a Adab, a população deve ligar para (71) 3194-2000.

“Não há informações seguras da origem dos envelopes que podem estar trazendo sementes de plantas exóticas […] mas, ao mesmo tempo, pode ser um grande perigo à saúde pública e à agricultura do nosso estado”, frisa o diretor-geral da ADAB, Maurício Bacelar. As investigações ainda estão em andamento em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Em agosto deste ano, um caso semelhante ocorreu nos EUA e no Canadá. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, em inglês) abriu uma investigação para apurar a chegada de diversos pacotes de sementes misteriosas. O produto chegou na casa de milhares de americanos sem ter sido comprado ou solicitado. Os pacotes também foram vistos no Canadá, onde o governo postou um alerta contra sementes estrangeiras enviadas pelo correio de países asiáticos.

As investigações do governo norte americano apontaram para uma tática de venda online, na qual as pessoas recebem itens não solicitados de um vendedor que, em seguida, publica avaliações positivas falsas de clientes para aumentar as vendas. Jornal da Chapada com informações do portal G1.

Leia também

#Mundo: Sementes misteriosas dão álibi para nova teoria da conspiração da ultradireita contra a China

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas