O incêndio florestal que atinge a região do município de Barra, no oeste da Bahia, localizado no encontro do Rio Grande com o Rio São Francisco, já dura duas semanas. A última atualização do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia (CBM-BA) foi nesta segunda-feira (5) pela manhã com dados do último domingo (4).
Esta segunda foi o décimo sétimo dia de combate. Conforme assessoria, os bombeiros especialistas em combate a incêndios florestais conseguiram diminuir ainda mais a linha de fogo, houve também poucos pontos de calor visualizados pelos pilotos, as quais os bombeiros realizaram o rescaldo e monitoramento a pé.
“É importante salientar que a situação já esteve a esse nível anteriormente, porém, a insistência em atear fogo em pastos, por exemplo, fez com que a situação voltasse a se agravar, os bombeiros seguem também orientando a comunidade sobre o perigo de tal prática e mantendo a vigilância e a operação com as aeronaves atuando no início dos novos focos evitando cenários ainda piores”, aponta a assessoria do Corpo de Bombeiros.
Nesta segunda-feira (5) a equipe de militares permaneceu na mesma área de atuação. De acordo com informações do climatempo, a temperatura chegou a 36°C ao longo do dia e a intensidade dos ventos em torno de 18 km/h.
Jornal da Chapada