Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Por unanimidade, TSE cassa mandato do deputado estadual democrata Targino Machado

O deputado estadual Targino Machado | FOTO: Jornal Grande Bahia |

Em sessão realizada na noite desta terça-feira (6), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, por unanimidade, o mandato do deputado estadual Targino Machado (DEM). Targino é acusado de abuso de poder ao realizar atendimentos médicos em Feira de Santana. Ele chegou a ser absolvido no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRT-BA), mas o Ministério Público Eleitoral, por meio da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA), recorreu contra decisão e levou as acusações ao TSE.

Em investigação, o MP Eleitoral apurou que político se valeu da sua condição de médico para realizar atendimentos gratuitos para a população de Feira de Santana, com o intuito de angariar votos para sua campanha, em 2018. Ainda conforme as investigações, a população era atendida em clínicas clandestinas em Feira de Santana e, de lá, transportada para os municípios de Cachoeira e São Félix, onde tinham acesso, irregularmente, a serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). A denúncia foi apresentada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.

Em tese, o deputado estadual Tiago Correia, do PSDB, suplente que hoje ocupa a vaga do secretário de Saúde em Salvador, Leonardo Prates, deve ganhar o mandato definitivo, permitindo que o segundo suplente Luciano Ribeiro, do DEM, possa também ser empossado deputado. Isso se os votos da coligação permanecerem validados. No caso de os votos não serem considerados válidos, pode haver um recálculo do quociente eleitoral. Foi o que aconteceu num julgamento semelhante no Acre. Jornal da Chapada com dados do A Tarde, Bahia Notícias e Política Livre.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas