Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Vereador Henrique Carballal comemora instalação de estátua de Mahatma Gandhi em Salvador

Presidente do Afoxé Filhos de Gandhy, Gilsonei de Oliveira, o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, e o vereador Carballal | FOTO: Divulgação |

A prefeitura de Salvador inaugura nesta quinta-feira (8), às 10h, a estátua do pacifista indiano Mahatma Gandhi, assassinado em janeiro de 1940. O evento contará com a presença do embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy. A instalação do monumento na capital baiana foi uma articulação do vereador Henrique Carballal (PDT), na época líder do governo na Câmara Municipal de Salvador, junto com o presidente do Afoxé Filhos de Gandhy, Gilsonei de Oliveira, com o ministro conselheiro da Índia, Abhay Humar.

Confeccionada na Índia, a obra, ironicamente, será inaugurada no bairro do Comércio, na praça da Inglaterra, país responsável pela colonização da Índia. Gandhi foi o principal responsável pela campanha de independência da Índia do Reino Unido. Carballal, que é diretor institucional dos Filhos de Gandhy, lembra que o local onde vai ser colocada a estátua é próximo ao Porto de Salvador, onde o afoxé foi criado. “Quando o Afoxé Filhos de Gandhy surgiu, logo após a morte do pacifista indiano Mahatma Gandhi, foi uma homenagem feita a ele pelos estivadores do porto”.

Ainda segundo o vereador, essa ligação que Salvador e a Índia passam a estabelecer “podem trazer frutos que vão além da questão cultural”. “Pode-se trabalhar para construir uma ponte aérea entre Salvador e a cidade de Goa, na Índia, assunto que já havia discutido com o ministro indiano, no sentido de trazer turistas indianos e que brasileiros pudessem conhecer a rica e vasta cultura da Índia”.

Historiador, Carballal ainda lembra que Goa foi uma cidade colonizada por Portugal. “É uma cidade que fala português na Índia e que seria uma porta de entrada para brasileiros, assim como uma possibilidade de negócios entre Salvador e Índia. Além de prestar uma homenagem a um pacifista, um símbolo da paz mundial, a gente passa a criar um laço com um país que tem muito a oferecer ao Brasil em termos de parceria”, concluiu o vereador.

Nesta quarta-feira (8), Carballal promoveu em sua casa um almoço, onde recebeu o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, e o presidente do Afoxé Filhos de Gandhy, Gilsonei de Oliveira. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas