Ícone do site Jornal da Chapada

Campanha de mobilização social visa garantir a manutenção das boas práticas educativas após a transição de gestão

Essa ação é uma iniciativa de mobilização da sociedade civil | FOTO: Arquivo/EBC |

Continua nesta sexta-feira (9) os lançamentos da campanha Territórios Colaborativos pela Educação (Mobiliza 2020), às 9h, via plataforma on-line, para redes de educação, comunidades, gestores públicos e candidatos às eleições municipais, de mais de 20 municípios da Bahia. Essa ação é uma iniciativa de mobilização da sociedade civil para assegurar a continuidade das boas práticas e políticas educacionais, após a transição da gestão municipal. Durante os eventos, haverá a palestra Mobilização social: importância para a continuidade das ações educacionais e sustentabilidade do trabalho em colaboração, ministrada pela diretora do Instituto Positivo: Eliziane Gorniak. Na ocasião, todos os municípios presentes serão convidados a aderirem à campanha.

A campanha é realizada em anos de eleição municipal e convida toda a comunidade a pensar soluções para a continuidade da melhoria da educação. As propostas são elaboradas, conjuntamente, em Fóruns Escolares. Depois são transformadas em um documento e os candidatos a prefeito e a vereadores convidados a participar do “Fórum Municipal – Dia E”, onde assinam esse compromisso público com a população pelos próximos quatro anos. Este ano todas as ações serão remotas, realizadas à distância ou em plataformas on-line, respeitando as medidas de distanciamento social.

A mobilização integra a tecnologia social Territórios Colaborativos pela Educação, sistematizada pelo Icep em atuação com os municípios, através do regime de colaboração intermunicipal: “Desde 2004, o Icep desenvolveu uma metodologia que convoca o coletivo de educadores, estudantes, pais e comunidade em prol da continuidade de boas práticas e avanço crescente da qualidade da educação pública. Trata-se de um momento muito especial, apartidário, onde podemos unir forças para discutir conquistas, desafios e estabelecer metas para os próximos quatro anos e por isso é tão importante a participação de todos” explica a diretora Presidente do Icep, Elisabete Monteiro.

Atualmente, participam das ações os municípios que integram os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE): Agreste Litoral Norte e Chapada Diamantina e Regiões. No ADE Agreste Litoral Norte, a campanha é promovida pelo Projeto de Educação Continuada, realizado pela Bracell nos oito municípios que compõem o Arranjo. Já no ADE Chapada Diamantina e Regiões, a campanha recebe o apoio do Programa Melhoria da Educação, realizado pelo Itaú Social para o arranjo, que contempla mais de 20 municípios. Ambos desenvolvidos em parceria técnica com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep). As informações são de assessoria.

Programação | 09.10.20 | ADE CHAPADA
9h Abertura da sala do zoom
9h10 Boas-vindas
– Abertura Chapada: Janara Botelho, Coordenadora Pedagógica Territorial do Icep.

9h20 Hino Nacional
9h25 Abertura do encontro:
– Claudia Petri, coordenadora de Implementação de Projetos do Itaú Social.
– Fernanda Ramos, diretora de Relações Institucionais do Icep | História e objetivo do Mobiliza.
– Vídeo com depoimento de Keirrison Lucas Souza Andrade, estudante do município de Souto Soares.
– Elisabete Monteiro, diretora Presidente do Icep | Importância da campanha Mobiliza 2020.
– Reinaldo Vieira, apoio técnico e mobilizador do Projeto Mobiliza | Formato do “Fórum Municipal – Dia E”.
– Vídeo da Campanha Mobiliza 2020
9h45 Palestra
“Mobilização Social: importância para a continuidade das ações educacionais e sustentabilidade do trabalho em colaboração” | Eliziane Gorniak, diretora do Instituto Positivo.

10h30 Considerações Finais
10h40 Encerramento
Convocação: todos e todas seguirmos juntas e juntos por uma transição política consciente e colaborativa pela educação!

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas