Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Chamas que atingem vegetação na região de Mucugê e Andaraí preocupam moradores; combate é intensificado

O combate entra em seu quinto dia seguido na região chapadeira | FOTO: Dmitri de Igatu |

O incêndio na Chapada Diamantina já se espalhou em maior proporção desde a noite da última quinta-feira (8), na região entre os município de Mucugê e Andaraí. Esses focos são combatidos por equipes do Corpo de Bombeiros (CBM-BA), brigadistas voluntários, integrantes do Prevfogo (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). Além das chamas na região chapadeira, também há atuação de combate em incêndios de grandes proporções em Morpará, Barreiras e Barra, todos municípios do oeste baiano.

“Mais três aeronaves modelo airtractor e 30 bombeiros militares vão reforçar o efetivo de combate ao incêndio florestal na região de Andaraí e Mucugê. Os militares estão aplicando as técnicas adequadas para que o incêndio seja controlado e debelado o quanto antes”, aponta a assessoria do Corpo de Bombeiros em publicação no Twitter. De acordo com dados apurados pelo Jornal da Chapada, o fogo se concentra no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na cidade de Mucugê. De acordo com o Climatempo, a previsão para sexta-feira (9) no município é de sol, com temperatura máxima de 33ºC.

Preocupação de moradores
Diante do incêndio, alguns moradores resolveram se unir para colaborar com o trabalho de brigadistas que estão atuando no local. “Estamos arrecadando comida e água para levar para os brigadistas. As pessoas estão se mobilizando. Usamos um carro do ICMBio para levar os mantimentos […] quando fomos lá hoje vimos o calor que está lá, uns 38ºC ou mais. Os brigadistas acabam ficando no sol mesmo durante o revezamento, então conseguimos toldos para que eles tenham uma sombra para ficar. Tem gente lá que já está há 48 horas atuando”, conta a enfermeira Priscila Ruvenal, que mora no município há quatro anos.

Na cidade de Andaraí as regiões mais afetadas pelo fogo são ‘Capa Bode’ e Parque Nacional da Chapada Diamantina. Parte do incêndio no Parque Municipal de Andaraí foi controlada entre a madrugada e a manhã desta sexta-feira (9). Todas são áreas de proteção ambiental. Com temperaturas que podem passar dos 41ºC e sensação térmica ainda mais alta, os métodos utilizados pelos bombeiros no combate ao fogo são o abafamento, resfriamento, além da retirada de material combustível, como galhos de árvores e folhas.

A água é um recurso escasso para esse tipo de atuação, tendo em vista que os combates acontecem distante de estradas, o que impossibilita por exemplo, a chegada do caminhão e até das mangueiras. Por isso, a ação é mais complexa e requer mais tempo, a depender da região atingida.

Os militares e as equipes de brigadistas percorrem quilômetros a pé até chegarem aos locais atingidos, com mochilas costais e sopradores (que juntos pesam mais de 30 quilos). As altas temperaturas, a baixa umidade do ar e os ventos fortes dificultam no combate às chamas. Além disso, os animais são outra preocupação dos combatentes, que tentam retirá-los das áreas atingidas, deixando-os em segurança. Jornal da Chapada com informações do G1 e da SSP.

Mais vídeo sobre o incêndio

Leia também

#Chapada: Incêndio na região entre Andaraí e Mucugê completa quatro dias; há indícios de ação criminosa

#Chapada: Brigadistas de Barra da Estiva combatem incêndio no Morro Santa Bárbara e reclamam da falta de equipamentos

#Chapada: Incêndio que atinge as regiões de Mucugê e Andaraí continua sendo combatido por brigadas e bombeiros

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas