Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: “Sensação é de alívio”, diz brigadista após ser acordado pela chuva que ajudou a conter incêndios

Brigadistas voluntários descansam entre um turno e outro de combate a incêndios na região | FOTO: Reprodução/TV Bahia |

O fogo que estava concentrado no Parque Nacional da Chapada Diamantina, entre os município de Mucugê e Andaraí, foi controlado no último domingo (11) por equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas voluntários que seguem no local para fazer o monitoramento da área. As chamas tiveram o seu início no dia 6 de outubro.

No domingo (11), as equipes foram acordadas com uma chuva durante a manhã. “Sensação é de alívio, né? Quem me acordou foi a chuva. Estava dormindo no caminhão. A alegria da chuva, somada à garra desses voluntários que são verdadeiros guerreiros, homens e mulheres corajosos, que partem para cima”, conta Rui Sérgio, brigadista voluntário na Chapada Diamantina.

A chuva também ajudou na etapa de rescaldo. É preciso finalizar esta fase para completar a extinção e colocar o local em condições de segurança. “Os olhos ardem, mas a vontade de acabar com isso aqui é maior. Então, toca a ficha. Não tem que parar, tem que ir até o final, que a satisfação é maior”, disse Pedro Santiago, brigadista voluntário que atua no incêndio florestal na Chapada Diamantina.

As equipes trabalham durante todo o dia, mas o trabalho é intensificado entre a noite e a madrugada por conta da temperatura e da visibilidade maior dos focos de incêndio que são evidenciados pela escuridão noturna. O chefe do esquadrão dos brigadistas, Lorinaldo Pereira, conta que as equipes não têm horário para trabalhar, e por isso é preciso ter amor ao que está fazendo.

“Estou com minha equipe, a gente não tem horário nem de parar, nem de começar. A gente não tem horário de terminar o combate. Se a gente trabalhasse por horário, se não tiver terminando o incêndio e tiver que parar? Imagina”, questionou. Os brigadistas que atuaram no fogo no parque nacional são das cidades de Mucugê, Andaraí, Ibicoara, Igatu, Lençóis, todas na região da Chapada Diamantina.

Fogo na região oeste da Bahia foi combatido por equipes de brigadistas e Corpo de Bombeiros | FOTO: Divulgação/CBM-BA |

Região Oeste
Já as regiões oeste e sudoeste do estado da Bahia também registraram vários focos de incêndio devido ao clima quente e seco. Por causa das queimadas, o governo baiano decretou estado de emergência em 73 cidades. Na cidade de Barra, as chamas que começaram no dia 15 de setembro e já foram controladas. No domingo (11), os bombeiros informaram que o fogo foi totalmente extinto.

O incêndio chegou aos limites de Morpará e Xique-Xique, que também já foi controlado. O povoado de Quixaba foi um dos mais afetados. Em Barreiras, o fogo queimou uma área extensa na Serra da Bandeira, sendo estimulado pelos fortes ventos. Na mesma região, Luís Eduardo Magalhães registrou um novo foco na última quarta-feira (7). As chamas estavam tão altas, que os motoristas precisaram parar porque o fogo e a fumaça estavam invadindo o asfalto.

No norte da Bahia, em Sento Sé, as queimadas também destruíram várias áreas de vegetação nativa na noite de quinta-feira (8). O principal foco foi no Parque Boqueirão da Onça, que é área de proteção ambiental cuidada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). Jornal da Chapada com informações do G1. Notícias

Leia também

#Chapada: Após controle de incêndio na região, Corpo de Bombeiros e brigadas continuam com a fase de monitoramento

#Chapada: Rui diz que “governo está usando todo material humano disponível e equipamentos para debelar fogo”

#Bahia: Decretada situação de emergência em 73 municípios atingidos por incêndios florestais no estado

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas