• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

#Chapada: Após controle de incêndio na região, Corpo de Bombeiros e brigadas continuam com a fase de monitoramento

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
12 outubro 2020 - 14h38
no Cidades, Curiosidades, Esportes, Menu Principal, Top
0
#Chapada: Após controle de incêndio na região, Corpo de Bombeiros e brigadas continuam com a fase de monitoramento

As brigadas que foram liberadas para o descanso continuam de sobreaviso | FOTO: Paula Fróes/GOVBA |

O avanço do trabalho do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia (CBM-BA) em conjunto com brigadistas e órgãos ambientais na Chapada Diamantina permitiu a evolução para uma próxima etapa que inclui uma desmobilização parcial de equipes. Entretanto, a maior parte dos profissionais e combatentes envolvidos permanece na base montada em Mucugê para monitoramento da situação, bem como para combate a novos focos de incêndios, caso voltem a ocorrer.

De acordo com o comandante da operação, capitão bombeiro militar Murilo Rocha, foram liberadas as brigadas voluntárias e oito bombeiros militares. “É importante que todos saibam que o Corpo de Bombeiros continua em Mucugê. A desmobilização parcial foi iniciada porque neste momento o incêndio está controlado. Agora estamos avaliando o cenário e a complexidade da situação e eventual possibilidade de uma nova redução da equipe”, explicou.

Dois aviões air tractor utilizados no combate às chamas foram retirados de operação | FOTO: Paula Froés/GOVBA |

Ainda segundo o capitão, mesmo as brigadas voluntárias que foram liberadas para o descanso continuam de sobreaviso. Dois aviões air tractor utilizados no combate às chamas foram retirados de operação. Outros quatro aviões do modelo e contratados pelo Governo do Estado continuam à disposição para eventuais novas operações. As brigadas institucionais do ICMBio, PrevFogo e Corpo de Bombeiros , com cerca de 30 homens, permanecem realizando a vigilância e monitoramento de toda a região.

O helicóptero do Graer continua à disposição para que seja utilizado no trabalho de monitoramento das áreas afetadas pelas chamas. A previsão é de que sejam realizados dois sobrevoos ainda hoje. Na última madrugada, uma chuva de 50 milímetros caiu na região e ajudou a manter a situação sob controle.

A previsão é de que até esta quarta-feira o Corpo de Bombeiros defina a extinção dos incêndios na região, pois é quando se conclui o prazo de 72 horas estabelecido em protocolos da corporação. Lembrando que, para isto ocorrer, é necessário que a situação permaneça sem alteração.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Planejamento
Outro trabalho tão importante quanto o realizado pelos brigadistas e bombeiros que vão atuar na linha de frente é o planejamento que dá suporte às operações. Representantes de órgãos, como a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), Defesa Civil, Inema e Corpo de Bombeiros seguem trabalhando na base de Mucugê para viabilizar as ações que precisam ser realizadas neste incidente, assim como para operações futuras.

O coordenador de políticas e projetos da Sema, Pablo Rebelo, falou sobre o trabalho realizado pelo grupo. “A situação hoje está sob controle, mas não significa que há desmobilização total do efetivo. Aqui no planejamento trabalhamos para que numa eventual reignição do fogo, as equipes tenham condições de ir a campo e contem com uma estrutura preparada. A gente prevê desde a aquisição de novos equipamentos de proteção individual até a utilização de aeronaves para atender as regiões da Chapada Diamantina e Oeste. É um trabalho de estruturação do combate aos incêndios florestais”. As informações são de assessoria.

Chuva na região

Vídeo de uma fase dos combates

Leia também

#Chapada: Corpo de Bombeiros sinaliza controle dos incêndios na região chapadeira depois de seis dias de combate

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

#Chapada: PRF flagra condutor de caminhão transportando madeira ilegalmente na região de Itaberaba

Próximo Post

#Chapada: Guilma e Rodrigo intensificam ações eleitorais nas comunidades rurais e apresentam projeto de governo

Próximo Post
#Chapada: Guilma e Rodrigo intensificam ações eleitorais nas comunidades rurais e apresentam projeto de governo

#Chapada: Guilma e Rodrigo intensificam ações eleitorais nas comunidades rurais e apresentam projeto de governo

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.