Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Crise do turismo na região chapadeira é tema de ‘podcast’ de jornal baiano de grande circulação; ouça aqui

Pontos turísticos de Lençóis recebem visitantes de todo o mundo | FOTO: Túlio Saraiva |

Em decorrência da pandemia causada pela covid-19, alguns municípios da Chapada Diamantina permanecem fechados para o turismo há quase sete meses. Pensando nisso, o podcast ‘O que a Bahia Quer Saber’, produção diária do jornal Correio 24h, trouxe essa temática para uma roda de conversa com guias e empresários das principais cidades da Chapada para falar sobre a extensão da crise provocada pela ausência do turismo.

Questões como ‘se há expectativa de recuperação em breve’, e ‘o guia de viajantes tem feito o que para sobreviver nesse período’, foram assunto da matéria em áudio que pode ser conferida nesta publicação. Junta a isso, tem o fato de que os guias, muitas vezes vigiam as entradas do Parque Nacional e preservam as trilhas.

Ouça aqui o programa

Além de terem auxiliado também no combate aos incêndios florestais, em brigadas 100% voluntárias, os condutores são os mais afetados na região. Na matéria, é possível ter uma noção de como foram esses sete meses para quem vive do turismo em um dos principais destinos fora do litoral. E o que fizeram as agências de viagem e demais empresas para conter os prejuízos. Guias, condutores, motoristas, agentes de viagem tiveram se superar para se manter na profissão.

Para o programa, foram ouvidos Adelson Marques da Rocha, presidente da Associação de Condutores e Viajantes do Vale do Capão (ACV-VC), Renata Vieira Del Nero, guia e integrante do Comitê de Gestão do Capão (CGC), além de Roberta Ferraz, que é secretária de turismo de Lençóis, e Vanessa Almeida, proprietária da agência de viagens ‘Nas Alturas’, também de Lençóis, que é uma das cidades que reabriu para o turismo (veja aqui). Jornal da Chapada com informações do Correio 24h.

Leia também

#Chapada: Reabertura do turismo reaquece a economia em Lençóis; turistas e comerciantes cumprem protocolos

#Chapada: Turistas ignoram recomendações contra covid-19 e intensificam visitação à Cachoeira da Fumaça

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas