Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Vale do Pati é a opção ideal para quem gosta de cruzar longas distâncias em meio à natureza

A trilha do Vale é considerada uma das mais bonitas do Brasil e da América do Sul | FOTO: Pisa Trekking |

O ecoturismo promove atividades em natureza como trilhas ecológicas, pontos de observação e mergulho, com o intuito de valorizar a preservação do meio ambiente. Por isso, é uma ferramenta importante para a consciência e educação ambiental. Para quem gosta de cruzar longas distâncias em meio à natureza, a trilha do Vale do Pati, que cruza o Parque Nacional da Chapada Diamantina, é uma ótima opção.

Em seu caminho, pode-se observar cachoeiras, piscinas naturais, mirantes e vegetação nativa da Mata Atlântica. A trilha do Vale é considerada uma das mais bonitas do Brasil e da América do Sul. A rota total soma 70 km, a serem percorridos entre seis e oito dias, cujos pontos finais são Cachoeira do Lajeado e o Poço Azul. Há alternativas de percursos mais curtos, como os que terminam no Mirante Pati e Águas Claras, também no Cachoeirão e na Cachoeira do Funil.

Já entre outros circuitos de trekking — modalidade de caminhada feita em locais que possibilitam maior contato com a natureza — em cidades brasileiras também estão a ‘Travessia Petrópolis’ que interliga duas famosas cidades do estado do Rio de Janeiro: Petrópolis e Teresópolis; o ‘Rio do Boi’ localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra – fronteira dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e também divisa vertical da Serra Geral, que envolve o Brasil, a Argentina e o Uruguai.

Tem ainda o ‘Monte Roraima’, situado no estado de Roraima, e em uma região de tríplice fronteira (Brasil, Venezuela e Guiana Inglesa); ‘Pico das Agulhas Negras e Prateleiras’, que fica no Parque Nacional do Itatiaia e abriga formações rochosas que vão do estado do Rio de Janeiro a Minas Gerais, no limite com São Paulo, além do ‘Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses’, no Maranhão, e da ‘Cachoeira Santa Bárbara’, no estado de Goiás. Jornal da Chapada com informações do portal Metrópoles.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas