Ícone do site Jornal da Chapada

#Salvador: ACM Neto libera reabertura de circos, ações nas praias e anuncia protocolo para eventos sociais

A prefeitura também permitirá o aluguel de guarda-sóis e comércio de alimentos e bebidas nas praias | FOTO: Reprodução/Casal Nômade |

A prefeitura municipal de Salvador anunciou nesta sexta-feira (16) novas flexibilizações dentro do plano de retomada das atividades durante a pandemia do novo coronavírus. Entre as novidades estão a reabertura de circos, ampliação das atividades esportivas coletivas em áreas públicas, liberação do comércio de alimentos e bebidas nas praias, além de definição de medidas protetivas para realização de eventos sociais. Os detalhes foram apresentados pelo prefeito ACM Neto (DEM) durante a inauguração da Estação Cidadania de Itapuã.

“Todas essas novas flexibilizações integram a terceira fase do nosso plano de retomada e estão autorizadas a serem implementadas em 48 horas, claro que dentro dos protocolos gerais e específicos de cada uma. No caso dos anúncios relacionados às praias, eles só podem valer a partir de segunda, já que o uso da faixa de areia não é permitido nos finais de semana e nem em feriados”, disse ACM Neto.

Os circos da cidade poderão retomar funcionamento após sete meses de paralisação devido às necessárias medidas de isolamento social e restrições para o enfrentamento da covid-19. De acordo com protocolo setorial, os eventos nesses espaços poderão acontecer de segunda-feira a domingo, inclusive feriados, das 10h às 22h. Durante o procedimento de compra de ingressos, poderão ser adquiridos até quatro assentos vizinhos. Além disso, deverá haver um distanciamento de dois assentos livres entre aqueles que podem ser utilizados.

A capacidade de público em cada sessão será baseada no distanciamento dos assentos, não podendo exceder o máximo de 100 pessoas, incluindo neste limite os trabalhadores e prestadores de serviço. Já a duração máxima de cada sessão será de duas horas, com intervalo mínimo de uma hora entre as sessões. A venda de alimentos e bebidas nos circos deverá seguir o protocolo específico para o segmento de restaurantes e lanchonetes, inclusive quanto ao uso dos EPIs necessários. Ficam proibidas quaisquer atividades interativas que possam resultar em contato ou aproximação dos artistas com a plateia, inclusive fotos com esses profissionais antes, durante e após os espetáculos.

Apresentações
Eventos sociais como casamentos, noivados, aniversários, batizados, formaturas, confraternizações corporativas, poderão ser realizados de segunda-feira a domingo, inclusive feriados, das 12h à 0h. Os eventos poderão ser realizados em locais específicos para esta finalidade, além de bares e restaurantes. Estarão permitidas apresentações musicais ao vivo com até dois integrantes, tipo voz e violão, voz e teclado ou formações similares, sem possibilidade de dança ou atividades que possam reduzir o distanciamento mínimo obrigatório.

O limite de convidados será de 40% da capacidade total do local ou uma pessoa a cada 6m² , o que for menor, não podendo exceder a capacidade máxima de 100 cidadãos por evento. Estarão proibidos os eventos e festas destinados ao público infantil e realização de feiras e similares para exposição e vendas de produtos. Além disso, os eventos com serviço de alimentação seguirão as medidas previstas no protocolo de restaurantes e bares. A distância entre as mesas deve ser de, no mínimo, 2m e entre as cadeiras de mesas diferentes, no mínimo, 1m.

O prefeito de Salvador ACM Neto durante entrevista coletiva | FOTO: Divulgação |

Esporte coletivo
As atividades esportivas coletivas em áreas públicas, como praias e parques, estarão liberadas, incluindo em campos e quadras, que serão reabertos a partir de segunda (19) em locais privados, como estabelecimentos de aluguel ou clubes. Antes, a realização de esportes na cidade estava limitada somente de forma individual ou em duplas, e sem contato físico.

Praias
A prefeitura também permitirá o aluguel de ombrelones (guarda-sóis) e comércio de alimentos e bebidas nas praias, de acordo com as normas já existentes, com protocolo específico para os permissionários. A locação de cadeiras e banquetas seguirá proibida. Isso vale para os dias em que as praias estejam abertas.

Mais flexibilizações
O prefeito ACM Neto anunciou informou também que, a partir de segunda (19), o Mercado do Bonfim será reaberto, tendo funcionamento aos domingos e feriados. O mesmo acontecerá em breve com o Mercado de Itapuã.

Além disso, os cursos livres poderão ampliar a carga horária máxima para 12 horas semanais, não excedendo três horas por dia. Por fim, os clubes sociais e academias poderão liberar o uso de vestiários e ampliar capacidade das piscinas para dois alunos por raia.

Balanço
ACM Neto também fez um balanço da evolução do novo coronavírus na cidade. A taxa de ocupação de vagas de UTI exclusivos para tratar pacientes com a Covid-19 está em 37%, mesmo após a desmobilização de leitos, a exemplo de uma das tendas do hospital de campanha da Avenida Luiz Viana Filho (Paralela). No caso dos leitos clínicos, o percentual é de 53%.

Na comparação da média móvel dos óbitos nos últimos sete dias (entre 4 a 10 de outubro) com a mesma medida há 14 dias (20 de setembro a 3 de outubro), houve recuo de 20%. Já a média móvel de novos casos apresentou aumento de 2%.

“Hoje, em nossa capital, não há queda, mas não há crescimento. Estabilizamos o número de novos casos de Covid-19. Isso é positivo porque, mesmo com a reabertura de atividades, não houve um crescimento da doença, como aconteceu em outros lugares. Isso é muito positivo e nos dá segurança nessas flexibilizações”, avaliou o prefeito. As informações foram extraídas do site Informe Baiano.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas