Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Ex-prefeito de Itaberaba, João filho minimiza decisão de juiz eleitoral e erra ao dizer que vai recorrer ao TJ

O ex-prefeito João Filho durante campanha eleitoral em Itaberaba | FOTO: Divulgação/Facebook |

Atordoado com a decisão da justiça eleitoral que confirmou sua inegibilidade, o ex-prefeito do município de Itaberaba, João Almeida Mascarenhas Filho (PL) errou ao dizer que vai recorrer ao pedido de impugnação de candidatura no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O correto seria recorrer no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). Em vídeo publicado na noite do último sábado (17), o político tenta tranquilizar seu grupo de campanha e descaracterizar a decisão judicial.

“Venho aqui tranquilizar toda a turma pelo que aconteceu. Uma decisão judicial em primeira instância onde negou minha candidatura e eu tenho certeza absoluta que segunda-feira estaremos recorrendo no TJ [Tribunal de Justiça]. Isso eu tenho certeza que vamos reverter a situação, porque não tenho nada e nenhuma situação, nenhuma condenação em segunda instância. E hoje, pode ter certeza, que o povo itaberabense terá opção de ter o direito de votar”, descreve João Filho em vídeo.

Além de errar o tribunal onde deve recorrer da decisão que o tira do pleito de 15 de novembro, o ex-prefeito reafirma que será candidato pois ajudou o povo de Itaberaba. No entanto, João responde a pelo menos 40 processos e, em grande parte, por crimes contra o erário e corrupção, inclusive com organização que desviava mais de R$1 milhão por mês da prefeitura de Itaberaba.

A decisão que impugna a candidatura do político foi divulgada no sábado (17) assinada pelo juiz eleitoral Matheus Martins Moitinho e desarticulou todo o grupo político do ex-gestor. Como já vinha sendo anunciado pelo Jornal da Chapada, o candidato a prefeito teve o registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral. A decisão acompanhou integralmente o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE). A impugnação já está subscrita pelo Juiz da 42ª Zona Eleitoral, com sede em Itaberaba, e vem confirmando tudo o que este site vinha narrando há tempos.

Jornal da Chapada

Veja vídeo divulgado pelo político

Leia também

#Chapada: João Filho tem candidatura indeferida após justiça eleitoral confirmar inegibilidade e deve ficar de fora do pleito em Itaberaba


Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas