Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Polícia brasileira nunca matou tanto quanto no primeiro ano de governo do presidente Bolsonaro

Para cada policial assassinado no Brasil em 2019, 37 pessoas foram mortas por policiais, de acordo com o Anuário | FOTO: Reprodução/Twitter |

A polícia brasileira nunca matou tantas pessoas quanto em 2019, o primeiro ano do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Quase 80% dos mortos por policiais são negros. A proporção de policiais negros assassinados em 2019 também aumentou. Além da raça, as vítimas de intervenção policial guardam outro recorte. Três a cada quatro eram jovens, com idades entre 15 a 29 anos.

Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2020, divulgados na noite deste domingo (18). E fazem parte de uma série histórica que vem sendo estudada desde 2013. E mostram uma violência que tem cor e resiste ao tempo. Outra estatística do anuário aponta também que os negros fazem parte da maior parcela da massa carcerária brasileira.

Segundo o levantamento, 755.274 pessoas estavam privadas de liberdade no ano passado. Dessas, 66,7% eram negras e 32,3% brancas. No ano de 2005, o total de presos negros representava 58,4% da população carcerária total naquele ano.

Para cada policial assassinado no Brasil em 2019, 37 pessoas foram mortas por policiais, de acordo com o Anuário. O FBI, nos Estados Unidos, avalia como “aceitável” a proporção de um policial morto a cada 10 civis mortos por policiais. Isso, segundo especialistas em segurança pública, aponta que a polícia brasileira mata mais do que deveria. Redação da Revista Fórum com informações do UOL.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas