Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Medida que obriga apresentação do teste de covid para turistas reforça segurança da população em Lençóis

Lençóis já registrou 162 casos do novo coronavírus; apenas três estão ativos | FOTO: Montagem do JC/PML e Túlio Saraiva |

O município de Lençóis, na Chapada Diamantina, retomou as atividades turísticas em 1° de outubro e, desde então, decreto da prefeitura obriga a apresentação do resultado do teste de covid-19 para que visitantes possam entrar na região e desfrutar das belezas naturais. Essa iniciativa, segundo dados da administração, tem a intenção de diminuir o acesso do vírus. Até o momento, não há registro de óbito nem de casos graves da doença infectocontagiosa.

“O teste rápido custa em média R$100 e significa apenas 10% do custo da viagem em média por pessoa. É uma medida de prevenção em respeito aos turistas e moradores de Lençóis, que é uma cidade de quase 170 anos cheia de idosos valorosos, que são o nosso maior patrimônio. Entendemos que é uma forma de tentar diminuir o acesso do vírus em nossa cidade e temos evidência do sucesso dessa decisão, pois muitos turistas cancelaram as reservas por descobrirem que estão com covid após fazer o teste para entrar na cidade”, salienta nota da prefeitura enviada ao Jornal da Chapada.

As informações foram fornecidas oficialmente por empresas de hospedagem para a prefeitura e, por meio dele, foi reafirmada a convicção de que essa medida foi uma decisão acertada. “Sou garçom e empresário há 7 anos aqui e converso com muitos turistas todos os dias desde o primeiro dia da abertura. Todos que vieram são, logicamente, de acordo com as exigências e 100% relataram enorme satisfação com a acolhida e receptividade dos profissionais envolvidos no turismo em Lençóis”, descreve um trabalhador.

A atenção para evitar aglomerações seguiu o planejado no primeiro feriadão | FOTO: Reprodução/Facebook |

Ainda conforme informações passadas pela prefeitura de Lençóis ao Jornal da Chapada, houve muitos relatos de visitantes que só foram para o município chapadeiro por causa da exigência. Eles apontaram que “não ficaram de quarentena sete meses para depois se contaminarem na primeira viagem, por isso escolheram a cidade mais segura para a viagem pós pandemia. Turista consciente é novo público alvo em Lençóis”, completa a administração municipal.

Assim como outros municípios da Chapada Diamantina, Lençóis segue com ações para retomar a vida e a economia junto com a população e turistas. A cidade já testou mais 11% da população, considerado um recorde no Brasil. “Mas é claro que a pessoa pode se contaminar aqui, mas é óbvio também que o teste diminui a entrada do vírus e a chance da morte de alguém em Lençóis, que ainda não há nenhum óbito. Muitos são contra o teste, mas acreditamos que os que são a favor são suficientes para reaquecer com segurança a economia dessa cidade minúscula de 11 mil habitantes apenas”, descreve texto de assessoria.

Alguns moradores contestaram que “não dá pra entender a pessoa que simplesmente é contra o teste, pode escolher outro lugar numa boa, mas ao invés disso faz campanha contra a visitação nas redes sociais para que as pessoa não venham para Lençóis, que é uma cidade de turismo humilde que está somente tentando se proteger, proteger seus vulneráveis e sobreviver economicamente ao mesmo tempo”.

O município registrou até esta segunda (19), 162 casos do novo coronavírus. Dentre os confirmados, 159 já se encontram curados, enquanto três permanecem ativos. Uma pessoa segue com suspeita de contaminação. De 1.073 casos descartados, 927 foram por meio de testes rápidos e 146 por análise do Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA).

O boletim epidemiológico de Lençóis também mostra a distribuição de casos por localidades. No total, 12 comunidades registram casos de covid-19, ‘Centro’ apresenta 53 casos, ‘Tomba’ 32, ‘Alto da Estrela’ 13, e ‘Lavrado’ 11. Demais localidades podem ser conferidas através dos perfis oficiais da prefeitura em redes sociais.

A Secretaria de Saúde pede a colaboração de todos no combate ao novo coronavírus, por isso, reafirma as recomendações das autoridades sanitárias quanto ao uso de máscaras de proteção, higiene das mãos, e o distanciamento social seguro.

Jornal da Chapada

Leia também

#Chapada: Reabertura do turismo reaquece a economia em Lençóis; turistas e comerciantes cumprem protocolos

Chapada: Crise do turismo na região chapadeira é tema de ‘podcast’ de jornal baiano de grande circulação; ouça aqui

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas