A candidata a prefeita de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, Juliana Araújo (PL), apresentou a proposta de criação de um calendário de eventos no município para apoiar diretamente o desenvolvimento do turismo na região. “A intenção é estimular o turismo local, já que Morro do Chapéu é uma das cidades mais belas da Bahia e tem uma grande riqueza natural e cultural. Vamos gerar emprego e renda para a população local”, descreve Juliana.
Por meio de sua assessoria, a candidata disse que vai resgatar, apoiar e valorizar as tradicionais festas populares do município chapadeiro. A micareta, que teve início nos anos 70, foi considerada uma das maiores festas populares da região por muito tempo. Outra proposta é fomentar e apoiar festejos religiosos.
“Vamos valorizar e apoiar as cavalgadas, argolinhas, pega boi, além de dar condições para os artistas locais realizarem o seu trabalho. Vamos promover o concurso de Banda Marcial Municipal e Fanfarras, o Festival das Orquídeas e revitalizar a Casa da Arte. Queremos fortalecer as atrações musicais locais e o artesanato. Morro é um celeiro de manifestações culturais, é nosso dever preservar esse patrimônio”, aponta Araújo.
Propostas para o turismo
O município de Morro do Chapéu oferece diversas opções de lazer ao turista e visitantes. Entre elas estão a Gruta dos Brejões, Cachoeira do Ferro Doido, Cachoeira Domingo Lopes, Parque Estadual Morro do Chapéu, Cachoeira do Agreste, entre outras atrações.
Conforme assessoria, Juliana Araújo pretende levar o nome de Morro do Chapéu para fora e atrair agências turísticas para o local. E também fomentar as visitas turísticas a vinícolas e a produção de óleos essenciais. “Precisamos alavancar a economia da região, e o turismo proporciona isso, temos uma vasta opção de lazer”, complementa a candidata. Jornal da Chapada com informações de assessoria.