Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: Jovem denuncia assédio fazendo selfies e publicando no Instagram com machistas em ruas da Holanda

“Achei tão estranho que para metade da humanidade isso é um problema diário", diz Jansma | FOTO: Montagem do JC |

Noa Jansma, uma estudante de 20 anos, cansou de ser assediada todos os dias enquanto andava nas ruas de Amsterdã onde mora. Pensou em alguma solução para o caso, pois disse que “nunca soube o que fazer se alguém me assediasse na rua”. A estudante resolveu, por um mês, postar fotos com todos os homens que a assediavam e publicar no Instagram. Rapidamente, a página @dearcatcallers – (Dear Cat Callers – Queridos Assediadores em tradução ) – subiu para aproximadamente 250 mil seguidores, a maioria mulheres que presenciam e sofrem com esse tipo de atitude ‘machista’ todos os dias.

“Achei tão estranho que para metade da humanidade isso é um problema diário, e a outra nem tem noção do que acontece”, diz Jansma. Nas legendas, Noa descreve as frases machistas que ouve nas ruas. A jovem estudante fala sobre ter sua privacidade invadida todos os dias e terminou tendo um pensamento lógico. “É como se fosse um espelho, eles invadem a minha privacidade na rua diante de todo mundo, então eu também invado a privacidade deles”, disse em entrevista ao site da BBC.

Ela conta ainda que, no momento em que ocorria o assédio, chamava os rapazes para fazer as selfies e eles não se importavam com o motivo pelo qual ela estava registrando esses momentos desagradáveis para muitas mulheres. Noa ainda mostra a reação de muitos rapazes ao estarem “orgulhosos por aparecerem em rede sociais”, independente do motivo. Jansma diz que deseja passar a administração do perfil no Instagram para outras mulheres, afim de propagar e diminuir essas atitudes ‘corriqueiras’ ao redor do mundo. Jornal da Chapada e informações dos sites BBC News e O Globo.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas