Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Mais de 100 mil raios caíram em 24h no estado; fazenda pega fogo no oeste e animais morrem no sul

Os animais foram encontrados mortos e com cheiro de carne queimada | FOTO: Montagem do JC/TV Bahia |

A Bahia registrou mais de 100 mil raios nas últimas 24h. Alguns deles provocaram incêndio numa fazenda em Luís Eduardo Magalhães, oeste do estado, atingido a vegetação do local, mas não deixou feridos. Em outra cidade do interior da Bahia, Itapebi, foram encontrados nove bezerros mortos pelos raios. Os animais foram encontrados pelos trabalhadores da fazenda e, segundo informações do G1, já estavam mortos e com cheiro de carne queimada.

Outras cidade com incidências são, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Correntina, Pilão Arcado, Santa Rita de Cássia, Barreiras e Riachão das Neves, São Desidério e Cocos. De acordo com informações do G1, o coordenador Osmar Pinto Júnior, do Instituto Nacional de Pesquisas Nacionais (Inpe), disse que “a Bahia tem um contraste muito grande. Na região oeste e sul, nós temos uma incidência muito alta. Já na região norte e leste, que inclui Salvador, a incidência é menor”.

“Nos estamos entrando em uma época que a gente chama de temporada de raios, que começa agora em meados de outubro e deve se estender até meados de março do ano que vem”, completa o coordenador. Osmar Júnior explica como são formados os raios. “Os raios se tornam a partir de nuvens de tempestade, dentro das nuvens de tempestade, nos temos partículas de gelo, toneladas de pequenas partículas de gelo, e essas partículas batem uma na outra e por atrito, ficam eletrificadas, carregadas eletricamente e essas cargas vão dar origem aos raios”. Jornal da Chapada com informações do G1.

Leia também

#Chapada: Meteoro gera rastro luminoso no céu de Itaberaba e Ipirá e site sobre clima registra tudo; veja vídeo

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas