Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Moradores de Amargosa se assustam com estrondo causado por novo tremor de terra na região

O laboratório informou que os moradores da região escutaram o estrondo do tremor | FOTO: Divulgação/PMA |

Segundo informações do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um novo tremor de terra foi registrado em Amargosa, no recôncavo baiano. O caso aconteceu na noite de terça-feira (27) e não houve feridos, nem casas destruídas. O laboratório informou que os moradores da região escutaram o estrondo do tremor. O tremor foi registrado às 22h03 pelas estações sismográficas da rede RSISNE, que faz parte da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), operada pelo Laboratório Sismológico da UFRN, com magnitude preliminar calculada de 1.8, a maior registrada desde o dia 30 de setembro.

“A sismicidade na Bahia continua. O Laboratório Sismológico mantém uma rede sismográfica com diversas estações e tem continuamente registrado vários tremores na região. Na noite de ontem, nós tivemos mais um evento com magnitude de 1.8 e, dessa vez, nós acreditamos que a sismicidade já está próxima, nos limites da região de Corta Mão”, explica Anderson Nascimento, o coordenador do Laboratório de Sismologia da UFRN. O Laboratório Sismológico informou que segue monitorando e divulgando toda a atividade sísmica da região nordeste em tempo real.

Na Bahia, o primeiro tremor que chamou atenção da população foi registrado no dia 30 de agosto, em cidades do Vale do Jequiriçá e do Recôncavo Baiano. O fenômeno durou cerca de 20 segundos. Depois houve uma nova trepidação mais branda por volta das 8h20. De acordo com cálculos do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o terremoto teve magnitude de 4,6. Apesar do epicentro ser entre o Recôncavo Baiano e o Vale do Jiquiriçá, o tremor foi sentido em várias regiões do estado, como Salvador e cidades das regiões sul e sudoeste.

Novo tremor de terra é registrado em Amargosa | FOTO: Laboratório de Sismologia da UFRN |

Ainda no dia 30 de agosto, só que à noite, um novo tremor foi sentido em Amargosa. Dessa vez, o terremoto teve magnitude de 2,7. Na madrugada do dia 31 de agosto, um novo terremoto, com magnitude de 3,5, foi registrado. Os tremores foram sentidos principalmente em Amargosa, Brejões e Elísio Medrado. No dia 1º de setembro, novos tremores foram registrados nas cidades. Nesse mesmo dia, a UFRN divulgou que 17 ocorrências de tremores foram registrados em municípios baianos em menos de uma semana.

No dia 2 de setembro, novos terremotos voltaram a ser sentidos entre Amargosa e São Miguel das Matas. O maior deles teve 1.8 de magnitude. Já no dia 3 de setembro, a Defesa Civil do Estado (Sudec) registrou dois tremores em Amargosa. E no dia 12 de outubro, o UFRN registrou novo tremor de terra nas cidades de Amargosa e São Miguel das Matas, que ficam entre o recôncavo baiano e o Vale do Jiquiriçá. Em agosto, moradores de Cachoeira, que também fica no Recôncavo Baiano, relataram tremores de terra.

O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) informou que o fenômeno ocorreu na cidade de São Félix, vizinha a Cachoeira, e teve magnitude de 1,6. Já no mês de julho, um terremoto de 3,5 de magnitude foi registrado na região do litoral sul da Bahia. O tremor aconteceu na altura da cidade de Ilhéus e também foi registrado por sismólogos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Jornal da Chapada com informações do G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas