Funcionando há nove anos no município de Ibicoara, no sul da Chapada Diamantina, o Circo Redondo encabeça uma campanha de arrecadação pela internet para melhorar sua estrutura. A direção do espaço pede a colaboração para manutenção da lona do circo, em sua sustentação, que já está montada há sete anos.
Segundo Daniela Albuquerque, fundadora e professora do local, parceiros do projeto que trabalham na área de montagem de lonas ofereceram o serviço de forma voluntária, faltando apenas adquirir o material para a execução e continuação das atividades.
“É necessária a manutenção para fazer a ancoragem da lona do espaço, pois o Circo Redondo é um espaço cultural da comunidade, sendo hoje, uma referência artística e pedagógica na região”, salienta Daniela. O local desenvolve projetos socioculturais com o objetivo na formação de jovens em artes circenses e mantém encontros da comunidade, cursos e vivência em terapias alternativas, aulas de yoga e meditação.
Veja aqui o vídeo da campanha
As atividades do circo foram tomando forma a partir de ações como aulas de tecido ao ar livre, encontros e reuniões da comunidade e de maneira voluntária. Em 2014, moradores da região levantaram a primeira lona do Circo Redondo, sendo um dia de grande importância para a comunidade local.
Para a campanha de arrecadação, Daniela faz um apelo e pede “a quem consegue enxergar a arte como uma ferramenta transformadora em desenvolvimento de crianças e adolescentes, e reconhecem a importância, que colaborem para o manter espaço vivo”.
Por conta da pandemia do novo coronavírus, o circo vem mantendo uma atividade por mês. “Seria de grande valor utilizar esse tempo para conseguir o material e levantar a nova lona”, conclui Daniela. A colaboração pode ser feita neste link e o valor pode ser ofertado dentro das condições do colaborador.
Jornal da Chapada