Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Moradores de Piatã denunciam contaminação no Rio das Contas após Inema liberar desmatamento na região

Os moradores questionam ao órgãos responsáveis | FOTO: Montagem do JC |

Grupo de moradores da região do município de Piatã, na Chapada Diamantina, denunciou a contaminação do Rio das Contas após o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) divulgar portarias que autorizam empresa a desmatar mais de mil hectares de vegetação nativa no Gerais do Piatã. Conforme informações, a empresa Suichi Hayashi é que atua no local para a implementação de agricultura irrigada de batata sementes, cultura intensiva no uso de agrotóxicos e de recursos hídricos.

Desde o dia 19 de outubro, quando o Inema divulgou as portarias que os moradores da região estão criticando a ação. Eles apontam para os efeitos das atividades com máquinas no local, que resultou até na contaminação de rio. O local das atividades da empresa pode afetar ainda nascentes de importantes bacias hidrográficas do Estado, além de Contas, Paraguaçu e Paramirim (sub-bacia do São Francisco). “Caçambas carregadas jogaram material na estrada, quando choveu a água escoou todo o cascalho para o rio”, relata um morador.

Nesta sexta-feira (30), o Jornal da Chapada segue com a série de matérias sobre o assunto. Na terceira publicação, o site publica dados que foram levantados na última quinta-feira (29), após receber denúncia que as obras começaram de forma intensa e o cascalho retirado para abertura de estrada “foi todo escoado para o Rio das Contas, por conta da chuva”. Conforme relatos, ao menos “cinco caçambas e dois tratores estão fazendo todo trabalho entre os últimos dias 27 e 28 de outubro”.

A preocupação dos moradores está pautada no impacto das obras em terras da região que praticam o sistema agroflorestal, protegendo e preservando a vegetação da região, o que interfere diretamente na economia local.
Os moradores questionam ao órgãos responsáveis. “Até quando ocorrerá irresponsabilidade ambiental e quando irão perceber a destruição que estão fazendo em vegetação nativa, prejudicando todo ecossistema”, indaga outra moradora.

Jornal da Chapada

Leia também

#Chapada: Associação repudia decisão do Inema que autoriza desmatar vegetação nativa na região de Piatã

#Chapada: Moradores criticam decisão do Inema que autoriza o desmatamento de quase mil hectares de vegetação em Piatã

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas