Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Jovem fica ferido após cair na Cachoeira do Ferro Doido; local precisa de estruturação urgente

O caso foi registrado por volta das 15h, mas o resgate só foi concluído já próximo do anoitecer | FOTO: Reprodução/Léo Ricardo |

Um acidente com visitante em um dos pontos turísticos mais procurado do município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, chamou a atenção para a necessidade de infraestrutura para maior segurança dos turistas e de quem conhece a Cachoeira do Ferro Doido. No último sábado (31), um jovem caiu de cabeça e, por muito pouco, o caso não virou uma tragédia.

De acordo com dados publicados no site Léo Ricardo Notícias, “ao realizar manobra sobre uma das pedras, já na parte de baixo da queda, escorregou e caiu de cabeça, de uma altura de quatro a cinco metros, aproximadamente”. Ainda segundo os dados, o caso foi registrado por volta das 15h, mas o resgate só foi concluído ao já próximo do anoitecer.

“Viaturas da polícia e do Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], trazendo a vítima para a emergência do Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo”, salienta publicação, que ainda afirma que o jovem estava lúcido no momento do atendimento. O questionamento feito por populares é o espaço de tempo para chegar o socorro definitivo no local.

“Foi aproximadamente três horas, num percurso que não se leva 15 minutos de carro. Porém, o acesso ao ponto onde se deu o acidente é de difícil acesso para o procedimento”, sintetiza a publicação do site. Participaram da ação a Policia Militar de Morro do Chapéu, Ceto, Samu, o bombeiro socorrista Jaime Matos e amigos do acidentado.

Estruturação do ponto turístico
A Cachoeira do Ferro Doido é uma das principais atrações turísticas de Morro do Chapéu e a cobrança da população é por mais infraestrutura para garantir a segurança de quem vai desfrutar das belezas do local. Essa atração é ainda mais procurado durante período de chuvas, que transformam a paisagem com exuberantes das quedas d’água. Um cenário para grupos de turistas e aventureis de diferentes regiões do país.

“Infelizmente, o Monumento Natural da Cacheira do Ferro Doido, repito para se entender o contexto, de responsabilidade do Governo do Estado, carece de muito mais atenção, para sinalização, desde o seu acesso, às margens da BA-052, à fiscalização com pessoas capacitadas para inclusive, coibir as farras, churrascadas e o lixo que fica, por conta da falta de educação de boa parte dos visitantes mas, também, pela ausência de observadores”, destaca o texto divulgado por Léo Ricardo Notícias.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas