Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba tem quatro dias sem novos registros de infecção coronavírus; zona rural zera contágio

Também não houve registro de novos óbitos pela doença infectocontagiosa | FOTO: Divulgação |

O boletim epidemiológico do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, contabiliza até esta terça-feira (10) quatro dias sem nenhum novo registro de infecção por coronavírus. As equipes de saúde computam 1.952 casos confirmados, sendo 1.896 curados, 42 óbitos e 14 ativos. Não houve registro de novos óbitos pela doença infectocontagiosa.

Mais de 8,9 mil testagens (entre testes rápidos e laboratoriais) já foram realizadas. Outras 34 pessoas seguem em monitoramento e 20 casos foram enquadrados com suspeita. Os dados do boletim foram consolidados por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), pela Coordenação de Vigilância em Saúde e pela Câmara Técnica até 17h da última segunda-feira (9).

No mapeamento por localidade foram identificados oito bairros da zona urbana com casos ativos, ‘Centro’ com quatro, ‘São João’ com três e ‘Independente’ com cinco. Entre as comunidades da zona rural, todas zeraram o número de infecção. Já sobre a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos clínicos, segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab-BA), dos 20 leitos de UTI ativos, 14 estão ocupados. E dos 20 leitos clínicos, um está ocupado atualmente.

O boletim epidemiológico destaca que o trabalho dos profissionais da linha de frente no combate a essa pandemia é um fator de risco para o adoecimento por covid-19. Os boletins federais e estaduais vêm demonstrando que os trabalhadores da saúde representam uma importante parcela dos casos positivos. Isso revela a necessidade de ações de vigilância, monitoramento, educação e condições adequadas de trabalho.

Em Itaberaba, até o fechamento dos dados do domingo (8), houve o registro de dois novos casos envolvendo trabalhadores da Saúde. Portanto, essa categoria profissional continua representando 7,53% dos casos positivos, sendo os técnicos de enfermagem e enfermeiros os mais atingidos, representando 37,41% do total de trabalhadores de saúde testado positivo. Seguidos pelo Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), com 9,52% dos casos registrados.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) ressalta que o uso de máscaras de proteção, higiene das mãos, e o distanciamento social é imprescindível no combate ao novo coronavírus. Caso tenha sintomas gripais, procure a UPA 24h.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas