Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: TSE registrou apenas uma pesquisa em Itaberaba e liderança é de Ricardo Mascarenhas com mais de 50%

Ricardo Mascarenhas lidera intenções de votos em Itaberaba quando a pesquisa foi divulgada | FOTO: Divulgação |

Apenas uma pesquisa eleitoral foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a corrida pela prefeitura do município de Itaberaba, portal de entrada na Chapada Diamantina. O levantamento foi divulgado pelo site Bahia Notícias e pela empresa Séculus Análise e Pesquisa, e mostra que o atual prefeito do município, lidera as intenções de voto para o pleito de domingo (15). Essa pesquisa revelou que Ricardo Mascarenhas (PP) está na frente dos demais candidatos com mais de 50%.

“Essa é a única pesquisa realizada em Itaberaba e registrada no TSE com o registro de nº BA-09115/2020. Qualquer outra amostragem que você teve acesso é ilegal e clandestina e a Justiça Eleitoral da 42ª zona já foi notificada e apura os responsáveis pelo crime eleitoral, realizado com o objetivo de influenciar os indecisos”, salienta um advogado procurado pelo Jornal da Chapada. A reportagem confirmou que apenas um levantamento foi registrado sobre a disputa eleitoral em Itaberaba, todas os outros que circulam são falsos.

Sobre a pesquisa
E conforme os dados divulgados, no cenário estimulado, quando os nomes são apresentados aos eleitores pelos pesquisadores, o prefeito Ricardo chega a ter mais da metade das intenções chegando a 50,18%. Ele é seguido por João Mascarenhas Filho (PL), que aparece com 19,19%. O terceiro colocado é o tucano Leonardo Moscoso (PSDB), que tem 13,03%. A pesquisa mostra que os eleitores que não escolheriam nenhum somam 4,93%, os que não souberam responder somam 8,97%, e apenas 3,70% não opinaram neste quesito do levantamento.

A liderança de Ricardo Mascarenhas também é observada no caso espontâneo do processo. Isso é quando não são apresentadas as opções aos eleitores. O político do PP mantém os 50% das intenções de voto, seguido por João Mascarenhas, com 16,20%, e Leonardo Moscoso, com 11,80%. O percentual de quem não soube opinar é de 12,32%, não escolheriam nenhum, 6,34%, e não opinaram chega a 3,34%.

Mais um cenário
Os pesquisadores ainda perguntaram em quem os eleitores de Itaberaba não votariam de jeito nenhum. Nesse cenário Leonardo Moscoso aparece na dianteira com 42,25%, seguido por João Mascarenhas com 20,07% e Ricardo Mascarenhas com 14,61%. Os que não escolheriam nenhum dos três representam 5,11%, não souberam 11,62%, não opinaram 6,34%.

A pesquisa do site Bahia Notícias com a Séculus Análise e Pesquisa entrevistou 775 pessoas. Conforme o levantamento, “o intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra”. A gestão de Ricardo também foi avaliado pela pesquisa e pode ser conferida aqui.

Leia também

#Chapada: Prefeito Ricardo Mascarenhas lidera pesquisa eleitoral e desponta em todos os cenários em Itaberaba

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas