Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Duas prefeitas petistas são eleitas para administrar municípios da região; em Rafael Jambeiro, ex-gestora retorna

As prefeitas petistas da Chapada e região Celeste, Cibele e Guilma | FOTO: Montagem do JC |

Depois das Eleições Municipais 2020, no último domingo (15), a Chapada Diamantina e região ganhou três prefeituras comandadas por mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT). Boninal elegeu Celeste e Nova Redenção reconduziu ao cargo de prefeita Guilma Soares. Já em Rafael Jambeiro foi a vez de Cibele Carvalho retornar ao Executivo.

Guilma Soares (PT) venceu as eleições municipais com 41,85%, deixou para trás Ademar da Cooteba (PDT) e teve 184 votos a mais que o adversário. A prefeita de Nova Redenção, logo após vencer a eleição disse “que a vitória foi um resultado da luta do povo pobre que quer que o trabalho continue. Vamos continuar atraindo empreendimentos, calçando ruas, levando infraestrutura para o povo do campo e incentivando o turismo, educação e saúde”, fala gestora ao Jornal da Chapada.

Em Boninal, a nova prefeita Celeste vence com 48,93%, o equivalente a 3.942 votos contra o candidato Aurélio do PSD. Já em Rafael Jambeiro, a nova gestora é Cibele Carvalho, que passou na frente com folga dos seus adversários, incluindo o então prefeito da cidade, Marinalvo Fernandes, o ‘Nalvinho’ (DEM), com 52,51%, totalizando 7.290 votos válidos computados nas urnas.

Cibele Carvalho teve apoio prestado por diversos prefeitos para disputar a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). A conquista ao cargo do executivo municipal é mais uma forma de incentivar e levar o protagonismo da mulher na política. Na Bahia, somente o PT elegeu nove mulheres para o cargo maior do Poder Executivo.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas