Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Primeiro indígena a se eleger prefeito em Pesqueira vence pleito com 51,60% dos votos

O prefeito eleito tem uma história de luta, desde a morte do seu pai | FOTO: Divulgação |

O cacique Marcos Xukuru (Republicanos) ganha as eleições no município de Pesqueira, no estado de Pernambuco, e se torna o primeiro indígena gestor na história da cidade. No último domingo (15), após as urnas serem apuradas, 51,60% da população de Pesqueira votaram no cacique. Com a coligação ‘Pesqueira de todos nós’, ele contou com a participação do PL, PT e PTB.

E o cacique passou na frente da atual gestora, Maria José (DEM) que tentou a reeleição, mas não teve sucesso, embora tivesse ganhado em 2016 com 79,45%. Dias antes das eleições, segundo Diário de Pernambuco, o cacique, popularmente conhecido por ‘Marquinhos’, publicou em rede social, que “um povo que pode identificar-se com suas origens e ter a esperança de dias melhores é um povo que caminha para a sua libertação”.

Para o assessor jurídico do Conselho Indigenista Missionário (GIMI) Regional Nordeste, Daniel Ribeiro, “é um exemplo de luta e resistência a candidatura do Cacique. O povo Xukuru tem passado muitas violações dos direitos humanos cometidas pelo estado brasileiro e oligarquias locais”, disse Daniel Ribeiro.

O prefeito eleito tem uma história de luta, desde a morte do seu pai, Assis Araújo, morto em maio de 1998, quando foi perseguido por lutar por posses de terra em favor do povo indígena. “Eu tinha apenas 21 anos, quando assumi a liderança e, desde lá, me dedico ao projeto do povo Xukuru. Isso trouxe estabilidade na minha liderança como defensor dos direitos humanos reconhecido internacionalmente”, diz prefeito escolhido pelo povo.

Apesar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter indeferido a candidatura do Cacique, a campanha do prefeito eleito recorreu e aguarda decisão. Os Xukurus são um grupo indígena do Brasil, descendentes dos Tarairús, da Serra do Ororubá, localizada em Pesqueira, na zona rural e conta com 24 aldeias no entorno. Jornal da Chapada com informações do Diário de Pernambuco e Uol.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas