Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: MP recomenda que Inema cancele autorização de desmatamento e interdite atividade em fazenda de Piatã

A fazenda fica na zona rural de Piatã e os moradores estão indignados com o desmatamento | FOTO: Divulgação |

O promotor de Justiça Augusto César recomendou ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), nesta sexta-feira (20), que cancele as autorizações de supressão de vegetação nativa (ASV) e de manejo de fauna, na Fazenda Piabas, localizada na zona rural do município de Piatã, na Chapada Diamantina. Solicitou também, que o órgão interdite qualquer atividade decorrente da autorização e que o proprietário suspenda qualquer ação de retirada de cobertura vegetal e de interferência nas áreas encharcadas e corpos hídricos.

Segundo o promotor, a autorização da supressão vegetal “foi emitida ilegalmente”, pois contraria o Código Florestal e sustentada em Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) irregular, “flagrantemente desapartado da realidade fática”. O promotor destacou que a suspensão da autorização é uma medida de extrema urgência, sob pena de haver danos irreversíveis ao meio ambiente da Chapada Diamantina.

Segundo a recomendação, a ASV concedida em outubro deste ano, com validade de dois anos, baseou-se em Cefir, que não considerou na poligonal da fazenda “a existência de 104,83 hectares de área permanentemente brejosa e encharcada e de 50,58 hectares de área de preservação permanente decorrente da área brejosa e encharcada”, via análises cartográficas, de geoprocessamento e sensoriamento remoto. Essas análises teriam ainda comprovado a existência de corpos d’água em áreas declaradas e aprovadas pelo Inema como Reserva Legal no Cefir aprovado.

A autorização da supressão vegetal “foi emitida ilegalmente”, pois contraria o Código Florestal e sustentada em Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais | FOTO: Divulgação |

Com base nos pareceres, o promotor aponta na recomendação que, inicialmente, sem considerar uma análise da perda da cobertura vegetal e sua influência direta na manutenção da malha hídrica existente nos limites diretos da fazenda, somente poderiam, em tese, ser passíveis de supressão 880,69 hectares, portanto cerca de 77,7 hectares a menos que o autorizado. O cálculo considera a Área de Preservação Permanente (APP) do rio – já declarada e aprovada pelo Inema -, a área encharcada e brejosa e a APP legalmente decorrente dela, mais o percentual legal de área de Reserva Legal.

Para o promotor Augusto César, a supressão não pode ocorrer nem mesmo nesses 880 hectares, pois trata-se de uma área de recarga. “O imóvel rural está, totalmente, assentado sobre as áreas de recarga dos rios Gritador, Três Morros e de Contas e dos seus respectivos afluentes, área essencial para a produção e manutenção das águas que alimentam os referidos rios, propiciando as condições de sobrevivência à biodiversidade e assegurando o bem-estar das populações humanas da região por meio da provisão dos recursos hídricos para abastecimento e consumo humano”, salientou.

Ele ainda destacou que existem, na área onde foi autorizada a supressão de vegetação, espécies da fauna ameaçadas de extinção, como anta, pantera, onça-pintada e cachorro-do-mato-vinagre. Jornal da Chapada com informações do MP-BA.

Leia também

#Chapada: Agronegócio segue prejudicando população de Piatã; moradores voltam a criticar a Hayashi Batatas

#Chapada: Moradores de Piatã denunciam contaminação no Rio das Contas após Inema liberar desmatamento na região

#Chapada: Associação repudia decisão do Inema que autoriza desmatar vegetação nativa na região de Piatã

#Chapada: Moradores criticam decisão do Inema que autoriza o desmatamento de quase mil hectares de vegetação em Piatã

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas