Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Ex-ministro e deputado federal Osmar Terra, que minimizou a covid, é internado com novo coronavírus

O ex-ministro Osmar Terra é deputado federal do Rio Grande do Sul | FOTO: Wilson Dias/Agência Brasil |

O ex-ministro da Cidadania e deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) foi internado neste domingo (22) em um hospital de Porto Alegre, após anunciar que testou positivo para o covid-19.

Osmar disse em seu Twitter que está no hospital da PUC do Rio Grande do Sul, fazendo exames de avaliação e fisioterapia complementar no tratamento da doença. O parlamentar disse que quer voltar ao trabalho “o mais breve possível”.

Osmar foi um dos críticos mais ativos contra as medidas de isolamento social apoiadas desde o início da pandemia, antagonizando com o então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Após a demissão deste, os rumores apontavam para que Osmar Terra assumisse o cargo, dada sua relação com o presidente Jair Bolsonaro.

Após a disputa da narrativa pelo isolamento social, o deputado e ex-ministro envolveu-se no apoio à Cloroquina e à Hidroxicloroquina para o tratamento da doença. Os dois medicamentos são considerados ineficazes ao tratamento da doença, podendo inclusive intensificar riscos ao tratamento.

O presidente apoiou novamente Osmar Terra neste tema, advogando pelo medicamento – mesmo depois de repetidos ensaios clínicos apontarem a inutilidade do remédio para o coronavírus. Ao descobrir que tinha a doença, há 10 dias, Osmar anunciou que faria uso do comprimido.

Em março Osmar chegou a dizer que os casos de covid seriam menores que os de H1N1 no Brasil em 2019 – o que geraria cerca de 3.500 casos de infecção e 800 mortes. Hoje, já são mais de 6 milhões de casos e 167 mil mortos pela pandemia. As informações foram extraídas do site Congresso em Foco.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas