A empresa farmacêutica Moderna anunciou a conclusão dos testes da fase 3 da vacina contra o coronavírus e vai entrar com um pedido de autorização para uso emergencial à agência regulatória dos Estados Unidos, FDA (Food and Drugs Administration) e Agência Europeia de Medicamentosa. De acordo com a a farmacêutica, a vacina tem 94% de eficácia.
O resultado, que já havia sido divulgado pela Moderna, foi, agora, confirmado. Das 196 pessoas que tiveram a doença, 185 receberam placebo e 11 a vacina ativa, que tiveram sintomas leves. A empresa, então, afirmou também que o imunizante tem 100% de sucesso na prevenção de casos graves da doença.
A vacina ainda precisa da autorização das agências regulatórias de cada país para começar a ser utilizada, que, nos EUA, tem como prazo dado pela FDA, o dia 17 de dezembro. A Pfizer, que já fez o pedido na semana passada, ainda espera autorização, que deve sair no dia 10 de dezembro, e já deve começar vacinação no Reino Unido na semana que vem.
O Brasil ainda não comprou doses da vacina Moderna, mas, segundo o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, representantes da empresa se reuniram recentemente com o departamento.