Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Novos tremores de terra foram registrados e assustam moradores no município de Jacobina

Não houve feridos nem danos estruturais | FOTO: Matheus Guerra |

A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operada pelo laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), registrou dois novos tremores em Jacobina, município da Chapada Norte, durante a madrugada da última quarta-feira (9), mas não houveram prejuízos, feridos ou maiores danos.

A coordenadoria da Defesa Civil da região, segundo informações do G1, informou sobre os bairros que sentiram os tremores. Moradores de ‘Jacobina 1’, ‘Jacobina 3’ e o bairro dos ‘Índios’ puderam sentir o primeiro tremor, às 2h, com magnitude 3.2, seguido do outro registrado pelo Laboratório Sismológico, de magnitude 3.

Outros momentos de abalos sísmicos foram registrados na Bahia durante os últimos meses. No final de novembro, o Laboratório Sismológico da UFRN, registrou na região de Curaçá, no norte do estado, tremores de magnitude 2.5 (leia aqui). Os abalos ocorridos no último dia 30, também não trouxeram prejuízos à população, nem feridos.

Nesse caso, segundo o G1, os tremores foram consequência das atividades de detonação de uma mineradora, na região e, o registro foi feito pela estação sismográfica localizada no município de Ponto Novo, região de Jacobina. Já em agosto, em Itaberaba e Iaçu, na Chapada Diamantina, moradores sentiram abalos sísmicos que ocorreram no Recôncavo Baiano, no dia 19 de agosto, quando o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) confirmou o fenômeno em São Félix e em Cachoeira com magnitude de 1.6 mR (lembre aqui).

Na época um morador de Itaberaba relatou que” balançou tudo, os meus gatos ficaram inquietos. A sensação era de que a casa estava balançando”, disse em entrevista ao Jornal da Chapada. Jornal da Chapada com informações do G1

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas