Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Moradores da zona rural do município de Andaraí reclamam da falta de água há dois meses

A distribuição de água no assentamento de Santa Luzia é feita através do poço artesiano | FOTO: Reprodução/GOVBA |

Moradores do assentamento Santa Luzia de Gamelas, na zona rural de Andaraí, na Chapada Diamantina, reclamam da falta de água na localidade, alegando escassez há, pelo menos, dois meses, e em plena pandemia do novo coronavírus. A moradora Bruna Santos relata em entrevista ao Jornal da Chapada sobre a situação de sua mãe, Joilda Santos, de 43 anos, que “já não sabe como fazer sem água”.

Grande parte das pessoas de Santa Luzia tem cisternas particulares que captam água da chuva, o que não é o caso de dona Joilda, segundo relata sua filha. A mulher tem conseguido se manter com a água da cisterna de um dos seus vizinhos, porém, há cerca de uma semana, “caiu óleo dentro da cisterna e comprometeu a qualidade da água”, diz Bruna.

“Não temos como reclamar com a prefeitura, pois o transporte que leva até a cidade de Andaraí tem um custo alto para a população”, segue Bruna em relato. A jovem ainda afirma ter publicado em perfil de redes sociais da prefeitura de Andaraí sobre a situação, mas não obteve retorno.

A reportagem falou com o presidente da Associação Rural da Comunidade Santa Luzia de Gamelas, Luiz Bispo dos Santos e, segundo ele, “a escassez de água ocorreu por conta da inadimplência de alguns associados para completar os 50% acordados com a prefeitura para os custos de energia na comunidade”.

A distribuição de água no assentamento de Santa Luzia é feita através do poço artesiano, viabilizado pela prefeitura de Andaraí, que necessita de energia para puxar a água. A prefeitura, em parceria com a associação, mantém o acordo de custear 50% de todo o consumo de energia da comunidade.

“Não temos problemas com a prefeitura sobre a distribuição de água. Inclusive temos bomba nova, quadro novo e canos, conseguidos com a prefeitura”, afirma Santos. O presidente ainda informa que “durante essa semana, a comunidade irá resolver junto à prefeitura o pagamento das contas de energia e a distribuição de água ocorrerá normalmente”.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas