Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: Aquário nos Estados Unidos usa enguia para gerar energia elétrica a uma árvore de Natal

O fenômeno ocorre sempre que o animal descarrega eletricidade quando tenta encontrar comida | FOTO: Divulgação |

Uma enguia que vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, conhecida como ‘Miguel Wattson’, pode controlar as luzes de sua própria árvore de Natal. O fenômeno ocorre sempre que o animal descarrega eletricidade quando tenta encontrar comida. Sensores na água distribuem a carga para um conjunto de alto-falantes, causado pelas constantes e baixas tensões de eletricidade que ele libera.

Essa foi uma forma inovadora que o aquário encontrou para celebrar a temporada de natal. Além de divertido, o projeto tem função educacional, uma vez que a duração da iluminação corresponde ao “status de energia” de Miguel. Os flashes maiores são causados por choques de tensão mais altos, emitidos quando ele está animado, ou comendo.

Além disso, a enguia também controla uma conta com mais de 50 mil seguidores no Twitter através de choques. Assim como acende sua árvore de Natal, os sensores do tanque permitem que a enguia envie tuítes quando emite descargas elétricas a partir de uma certa tensão.

De acordo com o jornal G1, esse o sistema também já havia sido testado com uma enguia elétrica na árvore de natal no Aquário Enoshima, na cidade japonesa de Kanagawa, no ano de 2011. O animal era mantido em um tanque de água doce, e gerava até 800 watts de eletricidade a cada movimento. Dois painéis de alumínio dentro do recipiente atuam como eletrodos, captando a corrente gerada pelo peixe. Jornal da Chapada com informações do Olhar Digital.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas