Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Cerimônia de Diplomação dos candidatos eleitos em Salvador acontece no auditório do Tribunal Regional Eleitoral

A cerimônia acontece no auditório do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia | FOTO: Reprodução |

Cerimônia de Diplomação para habilitar o mandato do novo prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), vice-prefeita, Ana Paula Matos (PDT), vereadores eleitos e vereadores suplentes ao pleito municipal de 2020, acontece no auditório do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), na tarde desta quinta-feira (17), às 17h.

O momento da diplomação, de acordo com o Glossário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “é o ato por meio do qual a Justiça Eleitoral atesta quem são, efetivamente, as pessoas que se elegeram e também as suplentes, com a entrega do diploma devidamente assinado, mesmo que haja recurso pendente de julgamento”.

“Esta é a oportunidade de comemorarmos o ápice de um dos momentos mais importante da Democracia: exercendo suas prerrogativas no âmbito da cidadania, o eleitor escolheu livremente seus representantes. Nesta cerimônia, cumprimos o ritual da diplomação, ato pelo qual a Justiça Eleitoral entrega os certificados que habilitam os eleitos a exercer os mandatos para os quais foram escolhidos nas Eleições Municipais 2020”, revela o desembargador presidente do TRE-BA e do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), Jatahy Júnior.

Ainda segundo o desembargador, “esta sessão é o coroamento dos nossos trabalhos; um evento que nos deixa felizes e satisfeitos, pois trata-se de um gesto de reverência e respeito à vontade do povo, garantida pela Justiça Eleitoral”. O documento entregue aos novos gestores é confeccionado com os nomes das pessoas eleitas e suplentes, como nome social ou o qual consta no cadastro eleitoral, a coligação do partido e o cargo ou a classificação como suplente, a critério da Justiça Eleitoral.

A solenidade terá transmissão ao vivo pela TV Câmara Salvador e pela TV TRE-BA, além do canal na plataforma do youtube (/tvtreba), segundo plano de cobertura elaborado pela diretoria de comunicação da Câmara e a secretaria de comunicação do Tribunal Regional do Estado da Bahia. Por medidas de seguranças adotadas, apenas as equipes de TV terão acesso ao auditório. Jornal da Chapada com informações da assessoria do TRE-BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas