Diplomações de políticos eleitos começam nesta semana na Chapada Diamantina e região

Postado em dez 4 2016 - 5:16pm por Jornal da Chapada
capa

Novos gestores tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2017 | FOTO: Montagem do JC |

Começam nesta segunda-feira (5) as diplomações dos políticos eleitos e reeleitos no pleito de outubro para os cargos de prefeito e vereador em municípios da Chapada Diamantina e região. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse do cargo no dia 1º de janeiro de 2017. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas que são assinados pelo presidente do TSE, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral com jurisdição no respectivo município.

Geralmente, as solenidades de diplomações acontecem coletivamente nas sedes das comarcas. Por exemplo, nesta segunda (5), acontece a diplomação do prefeito e dos vereadores eleitos do município de Ipirá – no centro-norte da Bahia. A solenidade da 62ª Zona Eleitoral, com sede na comarca de Ipirá e que diplomará Marcelo Antônio Santos Brandão (DEM), o vice-prefeito Zé Ricardo (PMDB) e os vereadores e suplentes, está prevista para as 10h, na Câmara Municipal de Vereadores. Nesse mesmo dia acontece a diplomação dos eleitos para os poderes Executivo e Legislativo do município de Mundo Novo. Esta solenidade está prevista para as 14h no salão do julgamento do Fórum local.

Já no dia 15 de dezembro, acontece a diplomação do prefeito eleito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PSB), e da vice-prefeita Maria José Novais (PSD). O evento está previsto para ocorrer às 9h no salão do júri do Fórum Desembargador Helio Lanza. É esperado que junto com Ricardo e Maria, sejam diplomados também os 15 vereadores eleitos e os suplentes. Como a 42ª Zona Eleitoral tem sede em Itaberaba, e possui jurisdição nos municípios de Boa Vista do Tupim e Ibiquera – neste mesmo dia e horário estão previstos também as solenidades de diplomações dos eleitos destas cidades.

Ainda no dia 15 de dezembro, a partir das 9h, acontece a diplomação dos eleitos da 69ª Zona Eleitoral com sede na comarca de Utinga. Na oportunidade, serão diplomados os eleitos nos municípios de Utinga, Wagner e Bonito. Nesta solenidade, serão diplomados o prefeito eleito de Utinga Joyuson Vieira (PSL), o vice-prefeito Átila Santa Karaoglan (PSDB), vereadores e suplentes. Em Bonito, o novo prefeito Reinan de Lourinho (PSD), e o vice Cássio (PSD) serão diplomados.

A comarca de Andaraí, a 119ª Zona Eleitoral, com jurisdição nos municípios de Andaraí, Mucugê, Nova Redenção e Itaetê, dividiu as diplomações. Este ano, recebem os diplomas os eleitos nos municípios de Andaraí e Mucugê, no dia 15, e os eleitos em Nova Redenção e Itaetê no dia 16 de dezembro. Ambas as solenidades estão previstas para as primeiras horas da manhã.

Na oportunidade, serão diplomados João Lúcio Passos Carneiro (PSD), prefeito eleito de Andaraí, o vice-prefeito Venceslau dos Reis Souza Silva (PSB), os 9 vereadores e suplentes; Cláudio Manuel Luz Silva (PSD) prefeito eleito do município de Mucugê, o vice-prefeito Professor Luizinho (PSD), os 9 vereadores e suplentes.

Já na sexta-feira, dia 16, será a vez do prefeito eleito de Itaetê, Valdes Brito (PT), da vice-prefeita Cristiane Matos (PP), dos 9 vereadores e suplentes; Guilma Soares (PT), prefeita eleita do município de Nova Redenção, do vice-prefeito Ademar da Cooteba (PT), dos 9 vereadores e suplentes. Vale ressaltar, que não serão diplomados os candidatos cujos registros de candidatura tenham sido indeferidos, mesmo que ainda esteja sub judice (sob apreciação judicial).

Mais diplomações
No município de Barra do Mendes, a cerimônia de entrega dos diplomas será realizada no dia 13 de dezembro, pela manhã, no Fórum da cidade. Em Irecê, a diplomação dos eleitos ocorrerá no dia 16, às 18h, também em Fórum Eleitoral. No dia 15, acontece uma série de diplomações a partir das 15h30, no Fórum da Comarca de Mairi, onde os eleitos dos municípios de Baixa Grande, Mairi e Várzea da Roça recebem a certificação.

Jornal da Chapada

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.