A vice-prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (DEM), tomou posse nesta sexta-feira (1º) como gestora do município do sudoeste baiano. A ocupação do cargo é temporária e ocorre devido à internação do prefeito reeleito, Herzem Gusmão (MDB), que foi infectado pela covid-19 e está internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
Além de Sheila Lemos, 21 vereadores tomaram posse do seus cargos nesta sexta-feira, entre eles a vereadora mais votada, Lúcia Rocha (MDB). “Para melhorar, nós temos muito que investir na saúde e na educação”, disse a vereadora.
A vice-prefeita deve atuar no cargo de prefeita por 10 dias, mas o período pode ser prorrogado. Apesar de continuar internado, Herzem tem estado de saúde estável. “Desafio é grande, mas temos esperança que o prefeito logo retorne e juntos, a gente possa enfrentar os desafios da pandemia”, disse Sheila.
Eleições
Herzem Gusmão foi reeleito em segundo turno, no dia 29 de novembro, com 54,71% dos votos. Foram 97.364 votos no total. O candidato derrotou Zé Raimundo, que ficou em segundo lugar com 46% (82.942 votos).
Herzem Gusmão tem 72 anos, é casado, tem superior completo e declara ao TSE a ocupação de prefeito. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 153.661,10.
A vice é Sheila Lemos, tem 48 anos. Os dois fazem parte da coligação “O trabalho tem que continuar”, formada pelos partidos Republicanos, PTB, MDB, Podemos, PMB, PSDB e DEM. As informações são do G1.