Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Parque onde fica a Cachoeira do Buracão também foi reaberto para turismo mesmo com a pandemia em Ibicoara

A cachoeira é um dos cartões-postais da Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação/Tom Alves |

Mais um importante e visitado atrativo turístico foi reaberto mesmo com a crise sanitária que vive a região da Chapada Diamantina. Trata-se do Parque Natural Municipal do Espalhado, que fica no município de Ibicoara. O local é conhecido por abrigar a famosa e procurada Cachoeira do Buracão e está recebendo visitantes desde o primeiro dia do ano novo.

“Devido à situação de pandemia e em cumprimento aos protocolos de saúde pública, a reabertura do Parque Municipal tem sido gradual e monitorada cuidadosamente pelas normas de vigilância epidemiológica”, diz nota da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo.

A pasta da gestão de Ibicoara usou as redes sociais para explicar a reabertura. A visitação estará estipulada para até 120 pessoas ao dia, com agendamento prévio obrigatório pelo site htpp://janoo.com.br.

“Importante salientar que a abertura gradativa do Parque Municipal e da Cachoeira do Buracão visa a segurança e cuidado com a saúde dos moradores de Ibicoara e também dos visitantes. Compreedemos a expectativa e o desejo dos turistas em conhecer a Cachoeira do Buracão, umas das mais belas do Brasil, mas lembramos que existem muitos outros atrativos em nossa cidade”, decreve a Secretaria.

A gestão municipal diz que os guias locais “estão preparados para que o turista tenha uma experiência incrível” ao sul da Chapada Diamantina, “com roteiros especiais para as cachoeiras da Fumacinha, Licuri, Véu da Noiva, Rio Preto e a Serra do Sincorá, por exemplo”.

A sugestão da pasta municipal é que o visitante, entre um e outro atrativo, tente marcar a visita à Cachoeira do Buracão. Dessa forma, seria uma “visita do turista em Ibicoara mais completa”. O horário de entrada no Parque Natural Municipal do Espalhado é de 7h às 13h. É preciso retirar e pagar o voucher no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) ou na portaria do Parque. Mais informações no e-mail stma_ibicoara@hotmai.com.

Sobre os dados pandêmicos em Ibicoara, o boletim atualizado neste domingo (3) aponta para 13 casos ativos de covid-19. Nove pessoas já morreram por complicações do novo coronavírus. No total, 445 casos já foram registrados pelas autoridades, sendo 423 pacientes curados. Nas últimas 24h não foram identificados casos e nem curados, mas o boletim não apresenta o número de testagens realizadas na população.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas