Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: Comissário da União Europeia critica “imagens vergonhosas” do Brasil durante a pandemia

Aglomeração em Santos com a presença do presidente Jair Bolsonaro | FOTO: Divulgação |

O comissário para Economia da União Europeia (UE), o italiano Paolo Gentiloni, criticou no último sábado (2) as imagens do Brasil em meio à pandemia do novo coronavírus, citando as médias de casos e mortes diárias por covid-19 no país.

“Tenho visto imagens vergonhosas do Brasil. Média da última semana: 36 mil casos e 700 vítimas por dia pela pandemia”, escreveu Gentiloni.

Imagens de aglomerações em diversas partes do Brasil durante as festas de Ano Novo e os primeiros dias de verão, mesmo com medidas restritivas, preocupam epidemiologistas porque os números de casos e mortes por dia voltaram a ficar em patamares altos.

Paolo Gentiloni, hoje comissário para Economia na UE, ocupou o cargo de primeiro-ministro da Itália entre dezembro de 2016 e junho de 2018. Ele pertence ao Partido Democrático, legenda da centro-esquerda italiana.

As fotos de praias cheias e festas lotadas no Brasil contrastam com imagens de um Ano Novo de ruas vazias na maior parte da Europa — inclusive na Itália. Parte do continente está sob forte esquema de restrição e confinamento porque os casos continuam em alta, inclusive com a preocupação da nova variante do coronavírus Sars-CoV-2, o causador da Covid-19.

A esperança está na vacinação, já iniciada na União Europeia. Apesar disso, as autoridades estão preocupadas com o ritmo mais lento do que o esperado da aplicação e distribuição de doses dos imunizantes. As informações são do portal G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas