Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Depois de confusão na Câmara de Piatã, vereador do PDT é eleito presidente do Poder Legislativo

Beto Bahia, do PDT, é o novo presidente da Câmara de Piatã | FOTO: Divulgação |

A sessão de posse e votação para presidência da Câmara de Vereadores de Piatã, na Chapada Diamantina, gerou polêmica na última sexta-feira (1º). Isso porque Miron Matos (PP), ex-presidente da Casa, não considerou o voto do então vereador da situação, Zé Pitomba (PDT). O edil teria contraído o novo coronavírus e está em isolamento residencial.

Para o ex-presidente, “segundo o regimento interno, se o vereador não comparecer em 15 dias, a contar do primeiro dia do ano de 2021, não poderá ser mais empossado, nem votar e nem ser votado”, disse Miron, que reitera sobre o voto. “O voto será feito somente por marcação de ‘x’ no quadro resignado nas cédulas de votação “, afirmou.

Cinco vereadores presentes na Casa não concordaram com o Miron e chegaram a se retirar da sessão. Depois, teve a tentativa de votação via videoconferência com o vereador da situação Zé Pitomba, mas sem sucesso. Após horas de sessão, a chapa que deveria ser entregue ao então presidente, pelo seu filho, presidente do PP do município, não chegou à mesa e apenas a chapa da oposição foi assinada e protocolada.

Os cinco votos resultaram na presidência da Câmara para Beto Bahia (PDT), Roni (PP) como vice-presidente, Mironzinho como primeiro secretário e Amarildo Lima (PP) como segundo secretario. “A única chapa que veio pra mim foi essa agora. Então, somente ela será votada”, disse Miron.

O novo presidente foi eleito em chapa única | FOTO: Divulgação |

Novo presidente
O novo presidente Beto Bahia disse que ficou surpreso com o resultado e pelo seu “nome ter aparecido na chapa da oposição, pois deveriam ser dois vereadores da situação e um da oposição”, ressalta.

“Quero confessar que a vitória não é da oposição e, sim, de Piatã. Agradeço a confiança dos colegas vereadores e a prefeitura pode contar comigo para os trabalhos no município”, conclui Bahia.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas