Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Consórcio de prefeitos da região elege nova direção e apoia Ricardo Mascarenhas para a presidência da UPB

A escolha do nome de Ricardo Mascarenhas para a disputa na UPB foi por unanimidade | FOTO: Divulgação |

Os prefeitos que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina (Chapada Forte) escolheram os representantes para a direção do consórcio público e para presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). O candidato para representar a região chapadeira é o gestor de Itaberaba, o jovem político Ricardo Mascarenhas (PP).

Essa decisão foi unânime e aconteceu durante assembleia geral nesta terça-feira (5), em Andaraí, no coração da Chapada Diamantina. De acordo com a prefeita de Nova Redenção, Guilma Soares (PT), o grupo deve caminhar junto independente de partido para constituir uma candidatura forte para concorrer a UPB este ano.

“Independente de ter candidato de partido. A minha decisão vai ser a que sair do Consórcio. Decidimos aqui e vou caminhar independente de partido. Se conseguirmos constituir aqui a candidatura forte para disputar a UPB, pelo menos fazer parte dela, acho importante para a Chapada. O companheiro Ricardo [Mascarenhas] está qualificado e capacitado para poder fazer a representação do nosso consórcio nessa disputa na União dos Municípios”, ressalta a gestora petista em contato com o Jornal da Chapada.

Em rede social, o prefeito progressista Ricardo Mascarenhas falou da disputa e da confiança dos gestores municipais da região ao apoiar seu nome para a presidência da UPB. “Avançar e desenvolver, é o que a Chapada Diamantina precisa. Fiquei feliz com o apoio do Consórcio ‘Chapada Forte’ à minha pré-candidatura à presidência da União dos Prefeitos da Bahia. O apoio dos 23 prefeitos nos fortalece para seguir nessa caminhada de desenvolver os municípios. Meu amigo Wilson Cardoso criou o grito de guerra: Chapada Unida, Ricardo presidente”.

Eleição da nova diretoria
Durante a assembleia, uma eleição foi realizada para a escolha da nova diretoria que representará o ‘Chapada Forte’. A chapa eleita por unanimidade foi formada pelo atual prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), e pelo prefeito de Boa Vista do Tupim, Helder Lopes Campos, o popular ‘Dinho’ (PSDB), ambos para o cargo de presidente e vice-presidente respectivamente.

A assembleia de eleição e posse da nova diretoria teve a participação de todos prefeitos e representantes da região chapadeira. Para os prefeitos que compõem o consórcio, “não haviam nomes melhores para representá-los no estado e no Brasil”.

O prefeito de Boa Vista do Tupim, Helder Lopes Campos, o popular ‘Dinho’ é o novo vice-presidente do consórcio público | FOTO: Divulgação |

O consórcio público tem o objetivo de estabelecer relações de cooperação federativa e, inclusive, a realização de objetivos de interesse comum. Ele pode ser considerado como uma modalidade de associação entre entes federados, que compõem a administração indireta dos entes consorciados, com interesses de planejamento à regulação e à execução de atividades de um modo geral ou de serviços públicos de interesse comum.

O ‘Chapada Forte’ é formado por inúmeros municípios, como Abaíra, Andaraí, Barra da Estiva, Boninal, Ibicoara, Itaetê, Iraquara, Iramaia, Lençóis, Mucugê, Marcionílio Souza, Nova Redenção, Palmeiras, Seabra, Itaberaba, Ruy Barbosa, Boa Vista do Tupim, Lajedinho e Ibitiara.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas