Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: Derrotado nas urnas e fora delas, Trump se recusa a comparecer à cerimônia de posse de Biden; “Eu não irei”

Trump foi derrotado por Biden | FOTO: Reprodução |

Em ato pouco usual na história dos Estados Unidos, o presidente republicano Donald Trump afirmou nesta sexta-feira (8), que não irá à cerimônia de posse do presidente eleito, o democrata Joe Biden.

‘Para todos que perguntaram, eu não irei à cerimônia de posse em 20 de janeiro”, escreveu Trump em sua conta no Twitter.
Apenas três presidentes, ao longo da história dos EUA, não compareceram à cerimônia de posse do novo mandatário.

Desde 1901, as cerimônias são realizadas no Capitólio, sede do Congresso dos EUA, e o único ato exigido pela carta magna é o juramento de posse, realizado ao meio-dia do horário local.

Se o presidente eleito falecer entre o dia da eleição e a posse, o vice-presidente eleito fará o juramento de posse e se tornará presidente. Tradicionalmente, o presidente-eleito comparece à Casa Branca e segue para o Capitólio, acompanhado de seu antecessor.

Impeachment
Após a invasão do Capitólio por extremistas apoiadores de Trump, parlamentares democratas e até alguns republicanos começaram a se mobilizar para destituir o presidente.

Há uma pressão por parte dos parlamentares para que o vice-presidente Mike Pence invoque a 25ª Emenda da Constituição, que permite a ele e ao gabinete republicano tirar Trump do cargo. Se Pence recusar a proposta, eles disseram estarem prontos para abrir um segundo processo de impeachment contra Trump.

O primeiro foi em 2019 e acabou rejeitado pelo Senado. “Mesmo que restem apenas 13 dias, qualquer dia pode se transformar em um show de horrores para a América”, disse Pelosi. As informações são da AFP e da Reuters.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas