Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: Cerimônia de posse do presidente dos EUA Joe Biden acontece sem a presença do derrotado Donald Trump

Joe Biden recebeu felicitações de outros líderes mundiais no dia de sua posse | FOTO: Divulgação |

O democrata Joe Biden, 78, tomou posse nesta quarta-feira (20) sucedendo o republicano Donald Trump na presidência dos Estados Unidos. A senadora Kamala Harris, de 55 anos, se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos. Trump não participou da cerimônia de posse e deixou a Casa Branca na manhã desta quarta. Ele passou mais de dois meses questionando a vitória de Biden nas eleições de 3 de novembro.

O democrata venceu as eleições de novembro com ampla maioria dos votos: foram 306 votos eleitorais contra 232 do seu adversário. No início de janeiro, o Congresso americano teve que interromper a contagem oficial dos votos do Colégio Eleitoral porque extremistas apoiadores de Trump invadiram a sede do legislativo.

Joe Biden recebeu felicitações de outros líderes mundiais nesta quarta-feira (20). Em novembro, quando Biden foi eleito, chefes de estado já parabenizavam o democrata pela vitória eleitoral. As mensagens dos líderes em relação à posse de Biden destacam o valor da democracia norte-americana no mundo e, em alguns casos, abordam assuntos que compõem os desafios que Biden herda de Donald Trump na relação com países rivais e aliados.

“Eu também peço a Deus (…) para guiar seus esforços para promover a compreensão, a reconciliação e a paz nos Estados Unidos e entre as nações do mundo, a fim de promover o bem comum universal”, disse Papa Francisco.

Na sua despedida, Trump não mencionou em nenhum momento o nome de Joe Biden | FOTO: Divulgação |

“Hoje é a cerimónia de posse do Sr. Biden, e aproveito para desejar que tudo corra bem, que esta cerimônia seja realizada com tranquilidade, com paz, que seja para o bem do povo dos Estados Unidos, que são nossos vizinhos, irmãos. Desejo também que [Biden] não se esqueça que 38 milhões de mexicanos vivem e trabalham nos Estados Unidos”, disse o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador.

Despedida de Trump
O presidente do Donald Trump, deixou a Casa Branca na manhã desta quarta e embarcou para seu resort Mar-a-Lago, na Flórida, onde passará a morar a partir de então. Em um discurso de despedida, na Base Andrews, da Força Aérea americana, Trump não mencionou em nenhum momento o nome de Joe Biden. Suas últimas palavras foram: “Tenham uma boa vida. Nós nos veremos em breve”. As informações são do portal G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas