Ícone do site Jornal da Chapada

#Itaberaba: Dono de hospital agora proíbe os funcionários de irem para local público para vacinação contra covid

O Hospital da Chapada é particular e fica no município de Itaberaba | FOTO: Divulgação |

A prefeitura de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, informou que os funcionários do Hospital da Chapada não compareceram para imunização contra covid-19 na Unidade de Atendimento à Família, proposta pela Secretaria de Saúde do município, já que o dono do hospital não permitiu a entrada da vacina na unidade na última quinta-feira (21) – (veja aqui).

Segundo informações recebidas pela reportagem, Nadson Pedreira, o proprietário, “proibiu seus funcionários de serem imunizados, pois, as 84 doses não contemplavam os nomes incluídos na lista de vacinação, da sua esposa, de pedreiros, além da sua própria imunização contra o vírus”, de acordo com a lista divulgada pela Rádio Sociedade.

A prefeitura publicou nota de esclarecimento, na manhã de sexta-feira (22), sobre supostas informações de “recusa da Secretaria de Saúde do município, em vacinar toda a equipe do Hospital da Chapada”. O município registra, nos últimos cinco dias consecutivos, um óbito por complicações da covid-19, a cada 24h, e mais 31 novos casos confirmados da doença infectocontagiosa somente de quinta para sexta.

No boletim diário, atualizado pela Secretaria de Saúde do município, nesta sexta-feira (22), o número de óbitos segue em 53 casos e 308 pessoas estão com vírus ativo. Dos profissionais da linha de frente no combate ao coronavírus, já foram 86 pessoas imunizadas com a primeira dose da vacina.

“Todas as 84 doses solicitadas pela equipe da unidade hospitalar, que enviou a Secretaria de Saúde [Sesau] uma lista com os nomes dos profissionais a Saúde, foram levadas na tarde da quinta-feira (21) para o local. A decisão de não vacinar a equipe de colaboradores que atuam na linha de frente do combate à pandemia partiu do proprietário do HC”, aponta a prefeitura.

A Sesau está, nesta sexta-feira (22), desde às 8h, na Unidade de Saúde da Família, no ‘Centro’, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, à disposição dos profissionais do Hospital da Chapada.

“A prefeitura repudia a forma como o dono do HC conduziu a situação, desrespeitando, hostilizando e desacatando uma servidora pública no exercício de sua função”, esclarece em nota. De acordo com assessoria, até às 18h desta sexta-feira (22), a Unidade de Saúde da Família estará funcionando para atender os profissionais de saúde do HC, para atender o plano de vacinação, proposto pelo Ministério da Saúde (MS).

Boletim diário
Itaberaba identificou no quadro epidemiológico 3.304 casos confirmados acumulados, dos quais 2.943 estão livres da doença. As pessoas que estão em monitoramento por contato com suspeitos ou confirmados, somam 581. Enquadrados como suspeitos são 273 casos. Desde o início da pandemia, mais de 12 mil testes já foram realizados no município.

Dos 30 bairros computados pela Sesau com casos ativos, o ‘Centro’ aponta 47 pessoas infectadas, ‘São João’ com 41 casos, ‘Independente’ com 30 e ‘Caititu’ com 27 pessoas com o vírus. Na zona rural, ‘Salinas’ permanece com quatro casos e ‘BR-242’, ‘Formosa’, ‘Vila São Vicente’ e ‘Lagoa do Arroz’, registram um caso em cada localidade. Das taxas de ocupação, 70% dos leitos das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) estão em uso, são 14 leitos ocupados. E dos 20 leitos clínicos, 25% é a taxa, sendo cinco ocupados e 15 disponíveis.

Jornal da Chapada

Leia também

#Itaberaba: Vídeo mostra dono do Hospital da Chapada impedindo vacinação de profissionais contra covid; “Ou vacina todo mundo, ou nada”

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas