Ícone do site Jornal da Chapada

#Jacobina: Mineradora garante segurança das barragens, mas contrata empresa para monitorar abalos sísmicos na região

A mineradora diz que as barragens estão seguras | FOTO: Divulgação |

Após sucessivos registros de tremores de terra na região de Jacbina, na Chapada Norte, a mineradora Yamana Gold manisfestou sua preocupação por meio de nota, nesta quarta-feira (27). Em texto, a direção afirma ter aberto processo de contratação de empresa consultoria especializada para monitoramento e estudo de abalo sísmico. O intuito é acompanhar os efeitos dos tremores de terra nas barragens de rejeitos localizadas em Jacobina.

Na nota enviada ao site Jacobina Notícias, a mineradora garante que “opera dentro de todas as normas legais vigentes no país” e que suas barragens de rejeitos, a B1 e B2, estão seguras. “Estão sujeitas a um robusto, moderno e sofisticado sistema de gestão de estruturas de armazenamento”, explica a mineradora em nota.

A empresa tem levado em consideração os tremores de terra que vêm sendo registrados no município chapadeiro nos últimos meses. No início da manhã da última terça-feira (26), um tremor de magnitude preliminar 1.6 foi registrado pelo LabSis da UFRN. Já na última segunda-feira (25), outro de magnitude 2,6 foi registrado. Ainda não se sabe o que a causa dos recorrentes abalados sismológicos sentidos na região.

Confira abaixo a nota:

As barragens da JMC Yamana Gold estão sujeitas a um robusto, moderno e sofisticado sistema de gestão de estruturas de armazenamento de rejeitos de mineração, levando em conta as melhores práticas internacionais.

A empresa abriu processo para contratação de consultoria especializada em sismologia, a fim de monitorar e estudar com maior detalhamento os impactos dos abalos sísmicos ocorridos na região norte da Bahia. A empresa opera em conformidade com as normas aplicáveis e a legislação vigente.

Jornal da Chapada

Leia também

#Chapada: Laboratório de Sismologia da UFRN registra dois tremores de terra em 24 horas no município de Jacobina

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas