Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Estudo sobre sítio arqueológico em Souto Soares deve apresentar potencial turístico da região

A região conta também com serras, nascentes e rios | FOTO: Divulgação/Setur |

O conjunto de elementos naturais e arqueológicos de Souto Soares, na Chapada Diamantina, foi apresentado ao secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, pelo secretário de Cultura e Turismo deste município, Luciano Macena de Oliveira, em reunião na última quarta-feira (27).

O objetivo é a realização de estudos que apontem o potencial do patrimônio natural e histórico da região, com vistas a futuros investimentos turísticos. Cidade próxima aos municípios de Seabra e Iraquara, Souto Soares reúne em distritos como ‘Cisternas’ e ‘Emília’ um conjunto de pinturas rupestres espalhadas em grutas, paredões e cavernas. A região conta também com serras, nascentes e rios.

A reunião aconteceu em Salvador e envolveu o atual secretário estadual de turismo | FOTO: Divulgação/Setur |

O sítio, no entanto, requer equipes técnicas que envolvam arqueólogos e espeleólogos para levantar dados como época e características das pinturas e as especificidades das muitas cavernas e grutas. “O primeiro passo é fazer um inventário para que possamos ter este material de forma mais didática e alicerçada e, no futuro, elaborar uma roteirização para incrementar a atividade turística na região”, disse o secretário Fausto Franco.

O projeto inclui um trabalho de conscientização das comunidades e o envolvimento da cadeia produtiva local no investimento no turismo como atividade geradora de emprego e renda. Participaram também da reunião a diretora de Turismo de Souto Soares, Rosângela Macena de Oliveira, e o historiador Rafael Dantas, da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA). As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas