Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba registra mais um óbito por complicações da covid; gestão continua com plano de vacinação

Itaberaba continua com ações para conter o vírus na região | FOTO: Montagem do JC |

Um novo óbito e mais 22 casos positivos de covid-19 foram notificados pela prefeitura de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, no quadro epidemiológico desta quinta-feira (4). A Secretaria Municipal de Saúde atualiza o número total de óbitos que chega a 58. Itaberaba segue com plano de vacinação aos idosos com mais de 90 anos, em ação das equipes de saúde da gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP). A intenção é imunizar o grupo prioritário no domicílio.

“Cada porta que se abre para nossas equipes de saúde, um sorriso no rosto e um agradecimento pela vida”, aponta o prefeito em publicação de rede social. Já foram imunizadas 1.249 pessoas, do total de 1.349 doses recebidas, e 3.385 pacientes estão totalmente livres da doença infectocontagiosa. Profissionais de saúde da rede pública e particular já estão imunizados contra o novo coronavírus.

Atualmente são 267 pessoas que estão com o vírus ativo. São 3.710 casos de contaminação desde o começo da pandemia. Outras 468 pessoas estão sendo monitoradas e 201 foram enquadradas como suspeitas, que aguardam resultados de exames. O boletim diário oficial registra mais de 12 mil testes, que já foram realizados no município e, no mapeamento por localidade, na zona urbana, os bairros que registram o maior número de contaminados são ‘Centro’ com 36, ‘São João’ com 28 e ‘Jardim das Palmeiras’ com 18 pessoas.

Já na zona rural, ‘Salinas’ contabiliza quatro pessoas infectadas, seguida de ‘Cajás’, ‘Ipueira’, ‘Guaribas’ e ‘Campo de Avião’ com um caso em cada local. Da taxa de ocupação, 90% são computados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), sendo 18 leitos ocupados. Dos 20 leitos clínicos, 5% é a taxa de ocupação, com 19 leitos disponíveis. A Secretaria de Saúde salienta a importância da população em manter os cuidados de prevenção. Higienizar as mãos, usar máscaras e manter o isolamento social, são imprescindíveis para combater o novo coronavírus.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas