Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Lençóis celebra novenário de Bom Jesus dos Passos e tradição é mantida mesmo em tempo de pandemia

A festa concorre ao título de Patrimônio Nacional Iphan e foi encerrada com uma queima de fogos em homenagem ao santo | FOTO: Montagem do JC |

Cumprindo os protocolos de segurança sanitária, em tempo de pandemia do novo coronavírus, o encerramento do tradicional novenário ao padroeiro dos garimpeiros, Senhor Bom Jesus dos Passos, foi emocionante e marcante em Lençóis, na Chapada Diamantina. Em sua 170° edição, a procissão foi adaptada para uma carreata e o cortejo percorreu as ruas da cidade, na tarde da última terça-feira (2). Durante a manhã, foi realizada a missa de encerramento, com número limitado de pessoas, respeitando o distanciamento.

No final da tarde, a carreata percorreu as ruas onde tradicionalmente passa o cortejo e foi conduzida com o Santíssimo Sacramento nas mãos do Padre Pedro, seguido pela imagem do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora da Conceição. A festa, que concorre ao título de Patrimônio Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi encerrada com uma queima de fogos em homenagem ao santo padroeiro.

A prefeita Vanessa Senna (PSD) participou do evento e falou da importância de preservar as tradições locais. “A alegria invadiu a nossa cidade por sabermos que o Iphan e o Ipac [Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia] estão empenhados para salvaguardar nossa cultura. E assim, a prefeitura municipal estará, também, comprometida em preservar a memória e valorizar a cultura do povo das lavras, pois sabemos que a luta e a vida dos nossos antepassados serviram para nos ensinar o compromisso e o respeito, a democracia e a justiça”, descreve a prefeita.

Além da gestora, participaram da celebração, o vice-prefeito Marcos Vinícius, os organizadores e vereadores Roberto Alves e Aida Meire, representantes da Sociedade União dos Mineiros, Henrique Lima, Ivonete Eunizia, Felipe Sá e demais membros, além de representantes da Paróquia Nossa Senhora da Conceição como o Padre Pedro, equipe de liturgia e coral, a Phylarmônica Lyra Popular de Lençóis, além da Marujada de baianas e fiéis devotos do padroeiro dos garimpeiros.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas