Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba reforça vacinação e registra mais cinco novos casos de covid-19 em 24h; são 271 pacientes em recuperação

As informações são atualizadas diariamente pela prefeitura | FOTO: Montagem do JC/PMI |

A Secretaria de Saúde do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, registrou no boletim epidemiológico, atualizado nesta segunda-feira (9), mais cinco novos casos confirmados de covid-19 em 24h. O total de pacientes já livres da doença, se mantém acima dos casos ativos e registra 3.456 pessoas recuperadas. Desde o início da pandemia, 3.787 pacientes foram infectados pelo novo coronavírus.

O número de óbitos permanece em 60, após dias consecutivos de registros e 271 pessoas estão com o vírus ativo, além dos 527 casos que estão sendo monitorados. Dos suspeitos, 256 pessoas aguardam resultados de exames. A prefeitura recebeu, no domingo (8), mais 430 doses da vacina contra o novo coronavírus e segue com o plano de vacinação da gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) com objetivo de imunizar os grupos prioritários, na primeira fase do plano.

“Com a chegada dessas doses, seguimos com o plano do município, imunizando os idosos e mais uma parte dos profissionais de saúde”, diz a prefeitura em nota. Os dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, junto a equipe de Vigilância Epidemiológica, apontam que o número de testes realizados, entre rápidos e via Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), ultrapassou o número de 13 mil.

O quadro pandêmico apresenta o mapeamento por localidade e revela os dados de contaminação, nas zonas urbana e rural. ‘Centro’ e ‘São João’ apresentam 37 casos em cada localidade. Na zona rural, ‘Salinas’ contabiliza cinco pessoas, ‘Guaribas’, com dois casos, e ‘Ipueira’ e ‘Cajás’ têm um caso em cada.

A taxa de ocupação da Unidade Intensiva de Tratamento (UTI) é de 85%, sendo 17 leitos ocupados e três disponíveis. Dos 20 leitos clínicos, 16 estão disponíveis e quatro estão ocupados, com 20% de ocupação no momento. A Secretaria de Saúde do município salienta que a importância do uso de máscaras de proteção, higiene das mãos e o distanciamento social são imprescindíveis no combate ao coronavírus. Caso tenha sintomas gripais, procure a UPA 24h.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas