Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Por recomendação do MP, Maracás fará controle da qualidade da água fornecida por meio de carro-pipa

Toda água destinada ao consumo humano deve ter controle | FOTO: Divulgação |

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do promotor de Justiça Samory Pereira, recomendou ao município de Maracás, no centro-sul do estado, que retome o controle da qualidade da água fornecida durante a ‘Operação Carro Pipa’. A recomendação foi acatada pela administração municipal, que informou ao MP a retomada das coletas de amostras das águas a partir desta quarta (10).

“Segundo a Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde, toda água destinada ao consumo humano, distribuída coletivamente por meio de sistema ou solução alternativa coletiva de abastecimento de água, deve ser objeto de controle e vigilância da qualidade da água”, destacou o promotor de Justiça.

Ele complementou que a mencionada portaria prevê ainda que sejam encaminhadas às autoridades de saúde pública relatórios das análises dos parâmetros mensais, trimestrais e semestrais com informações sobre o controle da qualidade da água.

“No procedimento em trâmite na Promotoria de Justiça de Maracás, ficou constatado que durante o ano de 2020 não houve o controle da qualidade da água fornecida à população de Maracás em caminhões-tanque (carro-pipa), uma vez que a mais recente análise técnica foi realizada no ano de 2019”, afirmou. Os dados são do MP-BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas